O personagem


Hasim Rahman


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 11 de agosto de 2000

Título desvalorizado

Eduardo Ohata
     
Diego Medina


O assunto da semana no mundo do boxe é o fato de Evander Holyfield ter amanhã a chance de ser o primeiro tetra­campeão dos pesados. Um feito inédito, histórico, que no passado foi tentado por Muhammad Ali.
Mas agora é hora de pôr o provável feito de Holyfield em perspectiva. Qual seria o valor de um cinturão obtido à custa de uma vitória sobre (o desconhecido) John Ruiz, que ascendeu nos rankings mundiais mais pelo trabalho de bastidores do polêmico Don King do que por mérito?
Aliás, Ruinz, ooops, Ruiz, não é tão desconhecido assim. O nocaute sofrido por ele em só 19 segundos para David Tua foi um dos mais brutais nos últimos tempos.
Depois da derrota para Tua, Ruiz ‘‘redimiu-se’’ com vitórias sobre desconhecidos e sobre o ex-campeão Tony Tucker, que aposentou-se logo depois. Para a Associação Mundial de Boxe, foi o bastante para posicioná-lo em primeiro do ranking mundial.
Pior, o cinturão pelo qual estarão lutando foi tomado no tapetão de Lennox Lewis. Tudo porque o britânico preferiu enfrentar antes Michael Grant (que tinha currículo superior ao de Ruiz, com vítimas como Andrew Golota, Obed Sullivan e Lou Savarese).
Tudo bem, Ruiz era o desafiante oficial. Mas como Lewis já havia concordado em dar a ele uma chance (após Grant), custava a AMB, ou quem quer que estivesse por trás da destituição, ter tido um pouquinho de paciência?
E é bom lembrar que Holyfield teve duas chances para tomar o cinturão do inglês, mas não o fez (empatou o primeiro combate e perdeu por pontos na revanche).
Para mostrar que o ponto de vista desta coluna é compartilhado por muitos, Lewis foi apresen­ tado como o ‘‘verdadeiro e indiscutível campeão dos pesos-pesados’’ antes de sua última defesa.
Mas não são só as circunstâncias que levaram à luta Holyfield-Ruiz que desvalorizam a possível e provável conquista de Holyfield.
É só considerar que, à época que Floyd Patterson tornou-se o primeiro bicampeão da categoria, havia só uma versão do título.
Quando Ali conquistou o tricampeonato, já havia duas (AMB e Conselho Mundial de Boxe). Agora, Holyfield é beneficiado por contar com três frações (AMB, CMB e Federação Internacional de Boxe).
Ou quatro, se a Organização Mundial de Boxe for considerada. Ou infinitas, se ganharem credibilidade a Associação Internacional de Boxe, Federação Mundial de Boxe, Organização Internacional de Boxe, Associação Nacional de Boxe etc.
Do ponto de vista histórico, porém, caso vença, Holyfield será de fato considerado o primeiro tetra­campeão, e ninguém poderá fazer nada a respeito. Mas isso não vai alterar em nada seu status atual junto à comunidade pugilística.
Falando francamente, Holyfield não precisa disso. Basta ver quem bateu (para ler seu cartel profissional completo, basta ir à página desta coluna na Internet, para saber que Holyfield é um futuro membro do Hall da Fama.
O título de papel que pode ganhar amanhã não significa muito, se comparado a tudo que já realizou. Pior, o coloca, pela primeira vez, no papel de vilão.


NOTAS

Brasil 1
Com o desinteresse, ou medo, de vários rivais em potencial de enfrentar Acelino Freitas, o Popó, os interessados em sua carreira sondam agora o ex-campeão dos penas Goyo Vargas para sua próxima luta. Na preliminar, Harry Simon defende o título dos médios-ligeiros da Organização Mundial de Boxe.

Brasil 2
O leve Edson do Nascimento e o cruzador Rogério Lobo, que assinaram contrato com Don King, viajam no próximo mês para Miami, onde passam a morar e treinar.

Brasil 3
O galo Alexandre Silva tenta o título latino pela OMB, vago, em 1º de setembro.

Brasil 4
No dia 18, Marcos Duarte tem revanche com o ex-campeão dos médios Jorge Castro.




E-mail: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

04/08/2000 Adeus a Chaves
28/07/2000 Menu de Popó
21/07/2000 Os rivais
14/07/2000 Inversão
07/07/2000 Sopa de letrinhas
30/06/2000 Tyson e o vento
23/06/2000 Arquivo X
16/06/2000 O dono da rua
09/06/2000
02/06/2000
Licença para engordar
O vexame de Vitor Belfort
26/05/2000 Xuxa, o título e a forja
19/05/2000

O melhor do mundo 2

12/05/2000 O melhor do mundo
05/05/2000 O médico e o monstro
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
14/04/2000 Hit Parade