O personagem


Reuters
Pierce exibe troféu de campeã, em Hilton Head


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Quarta-feira, 26 de abril de 2000

ACONTECEU NA SEMANA


Thales de Menezes
     



Uma semana magnífica para a torcida francesa. Cedric Pioline jogou em Mônaco e levou para casa um troféu de Masters Series. Mary Pierce, canadense naturalizada francesa, trucidou suas rivais em Hilton Head (EUA).

Os franceses se sentem um pouco donos de Mônaco, e ganhar ali aumenta o prestígio de Pioline com a galera. Pioline é um jogador peculiar. Trata-se de um baita tenista, mas ganhou poucos títulos (cinco na carreira) para um jogador de seu nível. A escassez de títulos não indica tremedeira nas decisões. Afinal, o francês tem o melhor aproveitamento do circuito em tie-breaks, com 87% de vitórias (!).

Quanto a Mary Pierce, o que mais pode ser dito a respeito de uma jogadora que bate Monica Seles na semifinal por duplo 6/1 e depois destrói Arantxa Sanchez na decisão com o placar irrefutável de 6/1 e 6/0? A loirinha teve sua semana de ouro.

Pelos lados brasileiros, os últimos dias foram de decepção, pela contusão de Kuerten, e de dúvida, com o futuro incerto do Masters do próximo ano, que o país pode deixar de abrigar por incompetência de organizadores, patrocinadores e autoridades. É por essas e outras que eu sempre digo que o sucesso de Kuerten é um fenômeno pessoal, isolado. Com exceção dele, o tênis brasileiro engatinha.

Leia mais:



E-mail: thalesmenezes@uol.com.br

Colunas anteriores:

19/4/00
- Panela de pressão