O personagem


AP
Gustavo Kuerten


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Quarta-feira, 24 de maio de 2000


O COLUNISTA RESPONDE

Thales de Menezes
     



“Quase todos os outros jogadores que eu vejo enfrentando o Guga são mais fortes do que ele. Guga não precisa ganhar massa muscular?”
Wilma Nascimento (São Paulo, SP)

Eu acho que não. Na verdade, tênis não tem contato físico entre os jogadores e a velocidade da bolinha depende muito mais da precisão ao executar os movimentos do que da força empregada na batida. Saiba, Wilma, que não adianta encher a cara da bola se você não fizer o giro completo do braço. “Alongar” o golpe vale mais do que bater com raiva. E acho meio complicado apontar problemas de estrutura física em um jogador que já conquistou tanta coisa como o Kuerten. Magrinho ou não, ele ganhou Roland Garros, que sempre é uma maratona.



“Por que os americanos jogam tão mal no saibro? Até o Pete Sampras perde de uns pangarés, não é mesmo?”
Rodrigo Valente (Santos, SP)

Simplesmente porque a maioria deles aprende a jogar em piso rápido. Realmente, a diferença das quadras é muito grande. São poucos os tenistas, em qualquer categoria, que têm o mesmo rendimento em pisos diferentes. Assim, os americanos jogam melhor no piso rápido e os espanhóis arrasam no saibro, porque 99% das quadras na Espanha são de terra batida. É possível dizer que é a “quadra de nascença” deles. Nos últimos 20 anos, os EUA só mostraram três tenistas com bom desempenho no saibro: Michael Chang, Jim Courier e Andre Agassi.




E-mail: thalesmenezes@uol.com.br


Leia mais:


Colunas anteriores
:


17/05/00 - Atacar ou atacar
10/05/00 - A voz do povo
03/05/00 - A volta da matadora
26/04/00 - Um esporte para fortes
19/04/00 - Panela de pressão
12/04/00 - A Copa Davis já era