O personagem

Eduardo Knapp
Fernanda Venturini

A pergunta de hoje
O colunista responde
Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

 

Segunda-feira, 17 de abril de 2000
 
O COLUNISTA RESPONDE
 
Cida Santos
     

“Por onde anda as atacantes Hilma e Cilene?”
Fernanda Conceição (Praia Grande, SP)

A Hilma está jogando na Turquia. O nome do clube dela é Vakifbank Spor Kulubu. O campeonato entrou agora na fase dos play-offs. Hilma, que na última temporada atuou na Itália, deve voltar ao Brasil apenas no final de maio, quando será encerrado o torneio turco. Já Cilene estava jogando como líbero no time do Bergamo, que foi eliminado nas quartas-de-final do Campeonato Italiano.

“Por que o atacante Lilico foi o único jogador dos que atuam no exterior que não teve a sua pontuação reduzida no ranking da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)?”
Antônio Luís Borges (Brasília, DF)

Essa é uma pergunta que eu também já fiz a CBV, que decidiu reduzir a pontuação para atrair os atletas de volta ao Brasil. A explicação oficial é que o Lilico não foi considerado “estrangeiro” porque a temporada no Japão é mais curta e ele tem condições de disputar o torneio regional e a fase final da Superliga. Difícil entender esse critério que até já criou uma situação, no mínimo, estranha. Lilico, que nunca foi convocado para a seleção adulta, saltou de cinco para seis pontos no ranking. Está valendo mais do que Nalbert, que é titular da seleção, joga na Itália e caiu de 7 para 5 pontos.


Leia mais: