O personagem


Reuters
"Sugar" Shane Mosley


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 23 de junho de 2000

ACONTECEU NA SEMANA

Eduardo Ohata
     


Guty Espadas defende hoje (23 de junho) o cinturão dos penas do Conselho Mundial de Boxe contra Wethya Sakmuangklang, no México.
Caso mantenha o cinturão, o próximo desafiante de Espadas será o ex-campeão dos supergalos Erik Morales, que venceu sua luta de estréia entre os penas na preliminar de Oscar de la Hoya x Shane Mosley.
Também hoje, na Hungria, o campeão dos leves da Organização Mundial de Boxe, Artur Grigorian, coloca o cinturão em jogo contra Zoltan Kalocsai.
O neozelandês David Tua, primeiro do ranking dos pesados da Federação Internacional de Boxe, enfrenta Fernely Feliz no próximo dia 21, em Las Vegas, nos EUA.
A luta é preparatória para o desafio de Tua pelos títulos do Conselho Mundial de Boxe e da FIB, no final do ano, contra Lennox Lewis.
A norte-americana Freeda Foreman, filha do ex-campeão mundial dos pesados George Foreman, estreou com vitória no domingo (18 de junho), quando, por uma bolsa de US$ 15 mil, bateu LaQuanda Landers, no segundo assalto, em Las Vegas.
Após um bom início, o brasileiro Luis Claudio Freitas, irmão de Acelino Freitas, o Popó, foi encurralado nas cordas e não resistiu aos poderosos ganchos do mexicano Marco Antonio Barrera, que o nocauteou em menos de dois minutos, no último sábado (17 de junho), no México. O combate era válido pelo cinturão dos supergalos da Organização Mundial de Boxe.
Já veterano, Luis Claudio, 32, lutou em uma categoria de peso inferior à sua (ele é peso-pena), contra o lutador que é considerado pelos especialistas o melhor supergalo da atualidade e que tem um cartel de 50 vitórias e 3 derrotas.
Em uma zebra, Jose Luis Castillo conquistou o título dos leves do Conselho Mundial de Boxe ao bater Stevie Johnston por decisão majoritária (dois jurados viram a vitória de Castillo e outro deu empate), em Los Angeles, no sábado (17 de junho).
Um juiz assinou na sexta (16 de junho) o documento do divórcio entre o ex-campeão dos pesados Evander Holyfield e sua mulher, Janice, com quem o norte-americano esteve casado pelos últimos quatro anos.
O casal tem um filho, Elijah, de um ano. Desde 1996, quando se casou com Janice, Holyfield, que se declara profundamente religioso, teve dois filhos fora do casamento. No total, Holyfield tem nove filhos.
O polonês Andrew Golota, que ganhou notoriedade ao ser desqualificado em combates que vinha dominando contra o ex-campeão Riddick Bowe, venceu por pontos Orlin Norris na sexta (16 de junho) e agora espera enfrentar Tyson.
Em outubro passado, Norris teve sua luta com Tyson considerada ''sem resultado'' após ter sido atingido após o final do primeiro assalto pelo ex-campeão e sentido contusão na perna.
Golota trocou de preparadores. O polonês, que antes era treinado por Lou Duva, teve o alfaiate Al Certo no córner para o combate contra Norris.
O panamenho Roberto ''Mano de Piedra'' Durán comemorou o aniversário de 49 anos na última sexta (16 de junho) vencendo o norte-americano Pat Lawlor, por pontos, no Panamá. Tratava-se de uma revanche, no início da década, Lawlor havia vencido Durán por nocaute técnico. O combate, disputado no estádio Roberto Durán, era válido pelo cinturão dos supermédios da inexpressiva NBA (em inglês, Associação Nacional de Boxe).
Com o resultado, Durán acumula 103 vitórias e 15 derrotas. Lawlor tem agora 22 vitórias e 11 derrotas.
Peter McNeeley, primeiro oponente de Mike Tyson quando este deixou a prisão em 1996, venceu Joe Siciliano no primeiro assalto na sexta-feira (16 de junho). O combate era previsto para quatro assaltos. McNeeley agora tem cartel de 47 vitórias e 5 derrotas. Siciliano, cuja profissão é policial do departamento de narcóticos nos EUA, agora tem 1 vitória e 1 derrota.
Na sexta (16 de junho), lutando em casa, o coreano Yosan Choi manteve o cinturão dos moscas-ligeiros ao derrubar o tailandês Chart Kiatpetch, no quinto assalto. Essa era sua primeira defesa de título.
O ex-campeão dos penas Tom ''Boom Boom'' Johnson nocauteou Felipe Garcia no quarto assalto em Detroit, nos EUA. Na preliminar, o pesado Ahmad Abdin nocauteou Tony la Rosa no terceiro assalto, na sexta (16 de junho).
Em um duelo de ex-desafiantes por títulos, o dominicano Merqui Sosa venceu o equatoriano Segundo Mercado, no sexto assalto, em Reno, nos EUA, na sexta (16 de junho).
Dale Brown venceu Willard Lewis em sete assaltos para conquistar o título canadense dos cruzadores, na sexta (16 de junho).
Na quinta-feira (15 de junho), Laila Ali, filha de Muhammad Ali, venceu a ''vovó'' Marjorie Jones, 48, no primeiro assalto após derrubá-la por três vezes, em Los Angeles, nos EUA.
Na preliminar, Oba Carr, que no início do ano perdeu desafio para Oscar de la Hoya, bateu Juan Soberanes por pontos.



E-mail: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

16/06/2000 O dono da rua
09/06/2000
02/06/2000
Licença para engordar
O vexame de Vitor Belfort
26/05/2000 Xuxa, o título e a forja
19/05/2000

O melhor do mundo 2

12/05/2000 O melhor do mundo
05/05/2000 O médico e o monstro
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
14/04/2000 Hit Parade