O personagem

France Presse
Joel Casamayor


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 26 de maio de 2000

ACONTECEU NA SEMANA

Eduardo Ohata
     


O peso-leve brasileiro Edson do Nascimento, o Xuxa, assinou novo contrato com o promotor de lutas Don King.
Segundo Xuxa, ele deve lutar na preliminar do próximo combate do porto-riquenho Félix Trindad, no dia 22 de julho, e pode disputar o título da Associação Mundial de Boxe, contra o venezuelano Gilberto Serrano dentro de um ano.

Um possível futuro adversário de Acelino Freitas, o Popó, o cubano Joel Casamayor, derrotou o coreano Jongkwon Baek em cinco assaltos para unificar o título dos superpenas da AMB, no domingo (21 de maio). Baek era o campeão, enquanto o cubano era o campeão interino. Após a luta, Casamayor foi cumprimentado pela estrela do beisebol Orlando ‘‘El Duque’’ Hernandez, outro refugiado cubano.

Em uma programação de pesos-pesados, o russo Oleg Maskaev derrotou o norte-americano Derrick Jefferson, por nocaute no quarto assalto, no sábado (20 de maio), nos EUA. No outro combate da noite, o norte-americano Hasim Rahman derrotou o sul-africano Corrie Sanders no sétimo assalto.

Na sexta-feira (19 de maio), Vassily Jirov, 26, campeão dos cruzadores pela Federação Internacional de Boxe, bateu o veterano Esteban Pizarro, 35, por nocaute no segundo assalto, em luta não-válida pelo cinturão. O invicto russo Jirov é uma raridade, pois envolve-se em lutas emocionantes, em uma divisão de peso povoada por medíocres. A outra exceção, na categoria, foi Evander Holyfield.

Nas preliminares, o peso-pesado Butterbean derrotou Bill Johnson no segundo assalto e a ex-coelhinha da ‘‘Playboy’’, a peso-pena Mia St. John bateu Fran Alcanter, por decisão em quatro assaltos, na mansão da ‘‘Playboy’’, nos EUA.

Shannon Briggs enfrenta o desconhecido Sedrick Fields no dia 28 de julho. Fields derrotou Briggs (que vinha sendo cogitado para ser um futuro adversário de Mike Tyson) em seu último combate.

O promotor de lutas Dan Goosen anunciou que David Reid, único boxeador norte-americano a ganhar ouro nos Jogos de Atlanta-96, está subindo para a categoria dos médios.

Em seu último combate, Reid perdeu o título dos médios-ligeiros da AMB para Félix Trinidad.

A lei Muhammad Ali foi aprovada pelo Senado e Câmara de Deputados norte-americana e foi encaminhada para o presidente Bill Clinton para ser assinada. O documento visa moralizar o boxe.



E-mail: eohata@folhasp.com.br



Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

14/04/2000 Hit Parade
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
05/05/2000 O médico e o monstro
12/05/2000 O melhor do mundo
19/05/2000 O melhor do mundo 2