INFORME PUBLICITÁRIOsábado, 15 de novembro de 2003
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Empresa mostra a cara

Na contramão da crise

Dedicação e empreendedorismo

Vida em obra

Um ano marcado pela expansão

A rede mostra a cara para o país

Posição destacada

As campanhas inesquecíveis

De geladeira a astro

Quer pagar quanto?

À margem da crise do varejo

Aposta em um final de ano promissor

Excelência destaca a logística

Distribuição das lojas

Atendimento familiar e atraente

Inaugurações são motivo para comemorar

Uma empresa que faz a diferença

Site esclarece dúvidas dos consumidores

Crédito ainda mais facilitado

Regras simples, sem burocracia

Perfil ampliado de consumidores

Gigante nas vendas

Aposta em um final de ano promissor

O varejo tem mostrado reação nos últimos meses e o discurso adotado não é mais o pessimista. A Casas Bahia, por exemplo, acreditam num crescimento de 50% nas vendas em razão da proximidade do Natal e para isso vai investir, por exemplo, na criação de uma Megastore, de 25 mil metros quadrados, que vai operar durante o mês de dezembro no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A expectativa da empresa é conseguir comercializar aproximadamente R$ 1 milhão por dia no empreendimento, que deve ter a adesão em massa de fornecedores, dando ao público as opções mais variadas de mercadorias. As vendas na megaloja serão feitas por 400 funcionários contratados pela Casas Bahia.

A expectativa de uma retomada de consumo é latente, posto que muitas indústrias já tiveram de acelerar sua produção para atender à demanda. Na Zona Franca de Manaus, fábricas já trabalham dia e noite e empregaram 5 mil pessoas para atender às encomendas ˆ novamente os celulares devem ser o carro-chefe de vendas, junto com os aparelhos de DVD, que também devem ganhar bom espaço. Uma das razões que amparam a crença na evolução das vendas é a ampliação de linhas de crédito e a queda dos juros nos financiamentos oferecidos ao consumidor nos últimos meses.

Mas a inadimplência pode atrapalhar: em relação ao mesmo período de 2002, o não pagamento evoluiu 19,9%, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Até nesse aspecto as Casas Bahia apresenta um quadro mais ameno, já que a média de inadimplência nos nas lojas da rede fica entre 6% e 8%.