sexta-feira, 06 de dezembro de 2002 TELEFONIA MÓVEL-GSM Informe publicitário
Página inicial

Está no Brasil a tecnologia mais usada no mundo

Impulso na telefonia mundial

Fatia doméstica respeitável

Clonagem foi dificultada

Cobertura nacional

Roaming internacional fácil

GSM impulsiona a produção de aparelhos

Mercado atento à 3G

A revolução do mercado

Internet sem vírus

Mensagens curtas

Sistema

Fatia doméstica respeitável

Os dados são da Anatel: em outubro, foram registradas 32,54 milhões de ligações via celular no país. Desse montante, 70,88% das chamadas partiram de aparelhos pré-pagos. Para completar o número total de ligações, essa apuração já registrou 684,5 mil chamadas feitas com a tecnologia GSM – 526,64 mil de pré-pagos e 157,8 mil de pós-pagos.

A maior parcela das transmissões GSM partiu da Oi, que iniciou suas atividades em 25 de junho deste ano. Uma fatia menor reflete a participação da TIM, que começou a operar com GSM em 18 de outubro.

Apesar do pouco tempo de operação, as chamadas com a nova tecnologia – que opera, por enquanto, nas bandas D e E – já representam 2,1% do mercado nacional de telefonia móvel. As ligações digitais que utilizaram a banda A responderam por 21,4 milhões de chamadas; a banda participou com 10,5 milhões.

Divididas por tecnologia, as ligações que passaram por equipamentos AMPS – os antigos analógicos, ainda em funcionamento no país – totalizaram mil, ou 2,75%. Via TDMA primeira geração de digitais percorreram 20,01 milhões ligações ou 61,67%; pelo CDMA passaram 10,9 milhões de acessos, ou 33,48%.