Publifolha
25/01/2009 - 08h00

PUBLIFOLHA: Guia ensina a ficar "zen" em São Paulo

da Folha Online

A palavra zen é chinesa, atravessou a fronteira e foi no Japão que se tornou mais popular, caracterizando um ramo do budismo mahayana. Significa, de maneira estrita, estar no estado de concentração da prática meditativa, mas hoje seus usos se ampliaram, há zen budista, local zen, pessoa zen, mas São Paulo, a maior cidade do Brasil, pode ser zen?

A resposta para a aparente contradição está no "Guia Fique Zen em São Paulo", da Publifolha, que traz mais de 450 programas, opções e endereços que mostram como é possível ter tranqüilidade e
qualidade de vida em uma das mais ativas cidades do mundo.

Divulgação
Capa do livro Fique Zen
Capa do livro Fique Zen

Dicas simples, como as para se atingir um passeio saudável, ajudam colocam o livro como muito mais que um catálogo de endereços, mas como um verdadeiro conselheiro em temas cotidianos. Nas caminhadas ou pedaladas pela cidade, o guia, por exemplo, recomenda seguir sempre o ritmo individual, sem esquecer da postura e da respiração. Também recomenda proteção contra o sol excessivo, cuidados com a hidratação do corpo, aconselha a não sair em jejum ou após um refeição farta, lista como itens a usar roupas e calçados confortáveis, além de recomendar que não se carregue peso e, claro, atenção ao atravessar ruas e utilizar a faixa de pedestres.

Divididos por temas (caminhadas e pedaladas, danças, espaços de inspiração, etc.), o livro traz programas e atividades por regiões da cidade, com legendas e indicação de preços dos restaurantes, e sugere atividades de acordo com as estações do ano. Na segunda metade, o livro apresenta as opções zen da cidade por região e também lista os arredores de São Paulo.

Eclético, o livro lista as atrações zen de várias culturas, como a capoeira, uma luta marcial afro-brasileira. O guia também é diverso nos interesses, coloca a cadeias de restaurantes América, conhecido por seus hambúrgueres, entre as opções de alimentação, graças à oferta de opções vegetarianas em seu cardápio.

Locais estritamente zen, para todas as interpretações, como o Templo Budista Zulai, em Cotia, também marcam presença na lista de opções. O templo, que possui uma área construída de 10 mil metros quadrados em uma área total de 150 mil, é o maior monastério budista da América Latina. Lá é possível fazer cursos de filosofia budista, língua chinesa, violão, canto, culinária vegetariana chinesa, e, claro, visitar o templo.

"Guia Fique Zen em São Paulo"
Autor: AF Guias de Viagem e Publifolha
Editora: Publifolha
Páginas: 168
Quanto: R$ 34,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]