Publifolha
19/10/2009 - 15h54

Livro de Elvira Lobato reúne 11 reportagens investigativas da Folha

da Folha Online

Escrito pela premiada jornalista Elvira Lobato, repórter especial da Folha de S. Paulo, "Instinto de Repórter", da Publifolha, é um retrato da profissão de jornalista.

Divulgação
Livro de Elvira Lobato descreve passo a passo a produção de 11 grandes reportagens
Livro descreve passo a passo a produção de 11 reportagens

Elvira Lobato relata no livro a história e os bastidores de reportagens que marcaram a história do "jornalismo investigativo" no Brasil. São 11 grandes reportagens descritas passo a passo, desde o surgimento da pauta até sua publicação e desdobramentos. "É uma reportagem de Elvira sobre suas próprias reportagens", nas palavras do jornalista e blogueiro Josias de Souza, que assina o texto de apresentação do livro.

Entre os capítulos estão "Programa Nuclear na Serra do Cachimbo", "Caso Banespa", "A Igreja Universal e os Paraísos Fiscais" e "O Dia seguinte de uma chacina".

Para os jovens que se preparam para ingressar na profissão, "Instinto de Repórter" será um verdadeiro retrato da carreira. O livro também interessa a todos que, de um modo ou outro, vêem suas vidas, hoje, afetadas pela atividade jornalística ou se interessam pela história contemporânea.

Uma das lições que o livro ensina (a exemplo de outro clássico, "Todos os Homens do Presidente", de Bob Woodward e Carl Bernstein) é a demonstração da enorme importância da aplicação metódica na busca de informações, por meio de rotinas geralmente aborrecidas, como a consulta cotidiana do "Diário Oficial da União". A repórter também discute a ética no jornalismo. É legítimo para o repórter usar identidade falsa para obter informações? Ela agiu assim algumas vezes.

"Instinto de Repórter"
Autor: Elvira Lobato
Editora: Publifolha
Páginas: 288
Quanto: R$ 42,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]