Publifolha
21/10/2008 - 09h50

PUBLIFOLHA: Zuza Homem de Mello conta vida e obra de João Gilberto; leia capítulo

da Folha Online

A vida e a obra de João Gilberto, mostrando como ele, com seu jeito diferente de harmonizar o samba e seu jeito de cantar, inventou uma nova cultura musical, estão no livro "João Gilberto", volume da coleção "Folha Explica" lançado na ocasião dos 70 anos do músico. Leia abaixo capítulo do livro.

Divulgação
Livro da Publifolha apresenta a vida e a obra de João Gilberto
Livro da Publifolha apresenta a vida e a obra de João Gilberto

"Este trabalho não é uma biografia de João Gilberto", explica seu autor, Zuza Homem de Mello. "A intenção é abordar a obra, tão diligentemente investigada, que ele continua depurando de maneira inigualável. João sempre tratou a música como a deusa de sua vida".

Zuza Homem de Mello escreve sobre música desde 1956. Foi crítico da Folha e "O Estado de S. Paulo", entre outros. Autor de "A Canção no Tempo - 85 Anos de Músicas Brasileiras", foi programador do Free Jazz Festival. Pela Publifolha, lançou também "Enciclopédia da Música Brasileira - Samba e Choro" e "Enciclopédia da Música Brasileira - Popular".

- Leia crítica "Zuza cumpre a meta de resumir mito", de Pedro Alexandre Sanches, publicada à época do lançamento do livro

Como o nome indica, a série "Folha Explica" ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.

*

João Gilberto é a referência mais marcante de músicos, cantores e compositores brasileiros dos últimos 40 anos. É um raro caso na historia da música: não pode ser qualificado nem como cantor nem como violonista. O conjunto de voz e violão é um todo, um som completo, uma forma musical única. Só assim pode ser ouvido e entendido.

Para atingir essa forma, dedicou a vida inteira, a partir de seu aguçado sentido auditivo, estimulado ao longo de anos. João Gilberto tornou-se o raro artista de sua categoria --a de primeira grandeza-- que é dono de si próprio em absoluto domínio de sua carreira, canta e grava o que quer, quando quer: é um caso quase impossível de imaginar nas circunstâncias atuais da música dita popular. João é um artista clássico, um dos homens brasileiros mais respeitados, sendo venerado por músicos famosos e desconhecidos em todo o planeta.

Este trabalho não é uma biografia de João Gilberto. Nem é uma extensa reportagem ou uma narrativa sobre os hábitos, extravagâncias, excentricidades, idiossincrasias, anedotas, casos, invencionices ou fantasias que cercam sua vida pessoal. A lógica de João Gilberto é a lógica de João Gilberto: ou a entendem, ou é melhor desistir o quanto antes. Assim, este livro breve não é sobre "quem é ele", muito embora alguns traços mínimos de sua biografia sejam necessários para acompanhar a carreira musical. A intenção, acima de tudo, é abordar, nas dimensões desta série, a obra, tão diligentemente investigada, que ele continua depurando de maneira inigualável.

João sempre tratou a música com ternura, como a deusa de sua vida. É o que basta para conferir aos seus espetáculos uma superioridade fora do comum, situando-os entre os mais envolventes e memoráveis que se podem assistir.

Decompor o som de João nas duas vertentes, a voz e o violão, e recompô-lo foi o caminho escolhido. A Cronologia é um balizamento tão completo quanto possível de suas atividades artísticas. A Discografia inclui detalhes dos LPs e CDs sob seu nome, com sucintos comentários tentativamente recolhidos na época do lançamento. E o apêndice "Pontos de Vista" retrata impressões solicitadas especialmente para este livro, de quem não atua na música.

"João Gilberto"
Autor: Zuza Homem de Mello
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 18,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]