Publifolha
16/10/2009 - 12h00

Conheça o mundo da moda e a obra de grandes estilistas

da Folha Online

A expansão dos negócios e das escolas de moda no Brasil gera uma demanda crescente por livros sobre o assunto.

A Livraria da Folha oferece títulos que explicam o mundo da moda, mostram como ingressar nesse universo e revelam a trajetória de estilistas e personagens que o definiram.

*

Divulgação
Fashion Design Manual do Estilista Sue Jenkyn Jones

"Fashion Design", de Sue Jenky Jones

Voltado para futuros profissionais do ramo, "Fashion Design - Manual do Estilista" Cosac Naify), da britânica Sue Jenky Jones, é um guia completo sobre todo o processo da moda, desde a concepção das roupas até a produção dos desfiles, que ensina com linguagem didática e objetiva, sem esnobismo nem idealizações. O livro acompanha o desenvolvimento passo a passo de uma coleção de moda e traz informações sobre o funcionamento do comércio global, com centenas de fotos, ilustrações, croquis e diagramas que explicam procedimentos, tipos de roupas e métodos de trabalho. Tem glossário de termos técnicos, bibliografias, dicas de sites, informações sobre fábricas, lojas, escolas, instituições e eventos.

Divulgação

"A Era Chanel", de Edmonde Charles-Roux

A biografia "A Era Chanel" retrata a trajetória singular de Gabrielle "Coco" Chanel (1883-1971), a estilista que revolucionou a moda no século 20 e defendeu a liberdade feminina com suas roupas. Com mais de 400 fotografias, retratos e desenhos, o álbum biográfico conta a extraordinária história desta mulher que saiu da mais baixa escala da sociedade e se tornou imperatriz mundial da moda. Em tempos de mulheres submissas, ela era a própria personificação da modernidade, relacionando-se intimamente com a vanguarda intelectual e artística de sua época. Como mulher de negócios, provou ser igual ou superior aos homens. Porém, se a moda esteve no centro de toda sua vida, no amor era uma mulher vulnerável.

Divulgação
Chic[érrimo] Gloria Kalil
Chic[érrimo] Gloria Kalil

"Chic[érrimo]", de Gloria Kalil

Será que dá para casar de vestido rosa na igreja? E usar roupas decotadas no trabalho? E tirar os sapatos no cinema? Se você ficou em dúvida, Gloria Kalil pode te dar uma luz. De forma simples, prática e bem-humorada, a jornalista e consultora de moda apresenta em "Chic[érrimo]" (Ediouro) uma nova proposta de atitude diante da etiqueta no século 21. Recheado de dicas e sugestões úteis para pequenos e grandes problemas do dia-a-dia, em situações triviais ou ocasiões especiais, o livro mostra uma etiqueta que faz sentido, acessível a todos, mas sem nunca perder de vista o "outro". Afinal, ninguém é chique se não for civilizado.

Divulgação
Moda do Século François Baudot

"Moda do Século", de François Baudot

O livro "Moda do Século" (Cosac Naify) refaz a trajetória da moda nos últimos cem anos, da Belle Époque aos anos 90. A obra detalha as etapas de cada época e apresenta seus principais estilistas. Ao final de cada período, um capítulo especial traz uma galeria de fotos com astros do cinema e da música, além de um capítulo reservado à moda masculina. O autor do livro é François Baudot, escritor, crítico e colaborador da revista Elle.

Divulgação
Christian Lacroix François Baudot

"Christian Lacroix", de François Baudot

O escritor e crítico François Baudot apresenta a trajetória do francês Christian Lacroix a partir dos anos 80. Nascido em Arles em 1951, o estilista trouxe para a moda o peso de toda uma tradição e, ao mesmo tempo, um olho sagaz para o presente. Apoiando-se no passado, ele costurou estilos e referências de diversas épocas, revolucionando as regras estabelecidas.

Divulgação
Enciclopédia da Moda De 1840 à Década de 90 Georgina O'Hara Callan

"Enciclopédia da Moda", de Georgina O'Hara Callan

Feito sob medida para profissionais, estudantes, apaixonados e curiosos, "Enciclopédia da Moda - De 1840 à Década de 90" (Companhia das Letras) é um guia ilustrado que ajuda a conhecer e entender o mundo da moda. A enciclopédia abrange a moda em todos os seus aspectos: mais de 1.300 verbetes detalham a vida e o trabalho dos maiores estilistas e profissionais, a imprensa especializada, os fotógrafos, os ilustradores de moda, os movimentos artísticos, as expressões típicas da área, os estilos das roupas, os processos técnicos e industriais e as personalidades que influenciaram e promoveram tendências. Esta reedição --atualizada e ampliada-- contém mais de 100 verbetes sobre a moda brasileira, suas confecções, seus estilistas --de Clodovil a Alexandre Herchcovich-- e as personalidades que marcaram época.

Reprodução
Jornalista Erika Palomino explica conceitos da moda em livro

"Folha Explica - A Moda", de Erika Palomino

O livro "Folha Explica - A Moda" (Publifolha) apresenta de forma dinâmica e sintética as engrenagens do Planeta Fashion. De São Paulo a Paris, de Milão a Nova York, da alta-costura ao streetwear, o livro esclarece os principais conceitos e correntes da moda, resume o legado de cada década do século 20 e trata especificamente da moda no Brasil, recapitulando sua história e apontando novas tendências. O livro é escrito pela jornalista especializada em moda Erika Palomino, que durante anos assinou coluna na Folha de S.Paulo sobre o assunto. Leia trecho do livro sobre o processo de internacionalização da moda brasileira.

Divulgação
Livro traz mais de 2.000 verbetes para entender o mundo fashion

"Dicionário de Termos de Moda", de Diana Aflalo,

O universo da moda tem uma série de termos e palavras específicas, muitos da língua inglesa. O "Dicionário de Termos de Moda" (Publifolha) apresenta o significado de mais de 2.000 palavras e termos usados na imprensa especializada e na indústria da moda. O livro traz os significados em inglês-português e português-inglês de partes de roupas, detalhes das peças, manipulação de tecidos, termos de costura, acessórios, sapatos, roupas básicas, roupas de praia, roupa íntima e outros. Confira termos de roupas esportivas.

*

LIVROS RELACIONADOS

Divulgação

"O Diabo Veste Prada", de Lauren Weisberger

A redação de uma das maiores revistas de moda do planeta, a Vogue, e sua comandante implacável, a editora chefe Anna Wintour, inspiraram o livro "O Diabo Veste Prada", sucesso adaptado para o cinema em filme estrelado por Meryl Streep e Anne Hathaway. O livro é uma história de conto de fadas que se transforma em pesadelo. Andrea Sachs é uma garota do interior recém-saída da faculdade que consegue um emprego dos sonhos: ela vai trabalhar como assistente de Miranda Priestly (personagem inspirado em Anna Wintour) na revista Runway (inspirada na Vogue), no coração de Nova York. Mas Andrea logo descobre que sua chefe pode ser infernal. Com o poder de erguer ou destruir uma carreira, a editora Miranda é temida por toda a sociedade nova-iorquina e faz seus subordinados trabalharem como escravos, exigindo as tarefas mais absurdas 24 horas por dia.

Reprodução
Livro traz as história picantes de Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte

"Sex and The City", de Candace Bushnell

A jornalista Candace Bushnell abasteceu por anos a fio sua coluna 'Sex and the City', no jornal americano The New York Observer, com experiências pessoais combinadas a um olhar aguçado sobre tendências e comportamentos da elite de Nova York: suas roupas, estilistas preferidos, sapatos, acessórios, lugares e festas da moda, o que falam, como agem e o que pensam. Após o término de seu affair com o badalado, bonito, glamouroso e então editor da revista Vogue, Ron Galotti, a jornalista decidiu reunir 25 dessas crônicas no livro "Sex and The City" (Editora Record), que conta as histórias picantes e divertidas de Carrie Bradshaw e suas três melhores amigas em Nova York. Mais tarde, o livro deu origem à celebrada série da TV.

Divulgação

"Quase Tudo - Memórias", de Danuza Leão

Aos 18, ela foi a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior. Aos 20, casou-se com um dono de jornal com o dobro de sua idade. Depois, com três filhos, separou-se para viver um grande amor com um cronista sem um tostão no bolso. Foi dona de butique, jornalista, jurada de programa de auditório, relações-públicas, entrevistadora de TV, produtora de novela, cronista social, "dama da noite" do Rio de Janeiro e até escritora best-seller de um livro de etiqueta moderna. Sua vida é daquelas que dão um livro. E deu. Nas memórias "Quase Tudo" (Companhia das Letras), Danuza Leão conta (quase) tudo de sua vida extraordinária: histórias alegres e picantes de uma mulher que sempre prezou sua independência, assim como episódios tristes de quem sofreu perdas dolorosas.

Divulgação
O Luxo Eterno Da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas Gilles Lipovetsky e Elyette Roux

"O Luxo Eterno"

O filósofo Gilles Lipovetsky --que provocou frenesi nos anos 80 ao colocar a moda no centro das discussões acadêmicas-- amplia seu foco de atenção e oferece um ensaio provocador sobre o mundo dos negócios de alto luxo no livro "O Luxo Eterno - Da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas" (Companhia das Letras). Partindo da constatação de que o consumo de bens luxuosos nunca foi tão grande, Lipovetsky faz uma ampla "arqueologia" desses bens, desde os tempos sagrados das tribos indígenas, passando pela Antiguidade e pela Renascença, até o dos grandes conglomerados das marcas atuais. No segundo ensaio do livro, a especialista em marketing e gestão de marcas de luxo Elyette Roux confirma as teses do filósofo com estatísticas e pesquisas sobre o universo dos produtos de alto padrão e analisa o gerenciamento de algumas das marcas mais desejadas da atualidade.

Divulgação
Barbie: Dicas de Moda Fabiane Ariello

"Barbie: Dicas de Moda", de Fabiane Ariello

As meninas que não abrem mão de estarem super bem vestidas vão encontrar bastante diversão no livro infantil "Barbie: Dicas de Moda" (Fundamento). O livro convida as pequenas mocinhas a brincarem de moda e glamour com a Barbie, com dicas sobre roupinhas, sapatinhos e acessórios. Ajuda as meninas a combinar roupas e a descobrir o que elas mais gostam de vestir. Também traz brincadeiras para vestir a Barbie e brincar de estilista. Conheça os livros da Barbie.

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]