Publifolha
13/06/2008 - 19h13

Veja como se proteger de maus fluidos com amuletos populares

da Folha Online

Muitos acreditam que coisas ruins e assustadoras podem acontecer na sexta-feira 13.

Divulgação
Livros descrevem cultura popular em crendices, simpatias e amuletos
Livro traz lista dos amuletos mais populares

"O Livro dos Amuletos" é uma ótima pedida para os supersticiosos que desejam se proteger do mau-olhado, dos maus fluidos e até de feitiçarias... Editado pela Publifolha, o volume lista os amuletos mais populares e mostra como eles ajudam a espantar todo o mal. Veja abaixo trechos do livro.

*

Arruda

Xô, mau-olhado! Em casa que tem arruda não entram desgraças nem forças do mal. Para espantar as vibrações nocivas, vale usar um galhinho atrás da orelha, cultivar uma muda no jardim ou acomodar a erva em um vaso e deixá-lo perto da porta de entrada. É comum, ainda, utilizar a planta como ingrediente para fabricar amuletos de defesa. Outra idéia é tomar banho com uma infusão feita com a erva para quebrar todo tipo de encantamento que tenha sido lançado contra você.

Sal grosso

Assim como o olho grego e a pirâmide, o sal grosso está ligado à renovação de energia e à absorção de maus fluídos. Coloque uma porção em um vasinho - pode completar com uns dentes de alho, se quiser - e deixe-o junto à porta de casa para evitar todo e qualquer tipo de olho-de-seca-pimenteira. Segundo o costume brasileiro, usá-lo com arruda e alho é muito eficiente no combate aos malefícios. E, para afastar a inveja e renovar o astral, nada como um banho de imersão com muito sal grosso na água quentinha.

Alho

Dizem que o alho é tão poderoso que espanta até seres imaginários, como vampiro, lobisomem e mula-sem-cabeça - mesmo o sábio professor Van Helsing, antes de enfrentar o Conde Drácula, procurava defender-se com um colar de alho em volta do pescoço. Na falta de assombrações por perto, ele enxota também olho gordo e qualquer tipo de feitiçaria feita contra quem o carrega. Para sair por aí sempre protegido, vale prender na roupa um saquinho de pano "recheado" com alho, sal grosso e um galhinho de arruda, outros coadjuvantes de peso na hora de combater o azar.

*

"O Livro dos Amuletos"
Autora: Gabriela Erbetta e Michelle Seddig Jorge
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 24,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]