Publifolha
14/05/2007 - 16h33

Saiba o que fazer quando os peixes brigam no aquário

da Folha Online

Confira trecho do livro "Cuide Bem Do Seu Peixe" , da Publifolha, que traz centenas de dicas e idéias para o cuidado adequado dos peixes. As dicas abrangem cuidados com a alimentação, segurança, decoração do aquário, água, temperatura dentre outros temas.

O que fazer com os agressores

Você escolheu espécies compatíveis e não lotou o aquário de peixes. Procurou saber qual a melhor alimentação e todos os acessórios necessários. Então acha que tudo vai dar certo, não é? Mas até nos projetos mais bem planejados podem ocorrer imprevistos.

Divulgação
Capa de "Cuide Bem do Seu Peixe", da Publifolha
Capa de "Cuide Bem do Seu Peixe" , da Publifolha

Os peixes brigam por muitas razões. Brigam para defender o território, proteger a companheira ou eliminar um rival. E também para estabelecer a lei do mais forte. A maioria das brigas é inofensiva. Elas fazem parte do dia-a-dia, e a vida continua. Mas, se algum peixe ficar machucado, você terá que intervir.

Sinais de alerta

É fácil perceber uma briga. Se vir um peixe mordiscando a cauda do outro, fique atento. Mas eles podem se enfrentar numa hora em que você não esteja olhando. Por isso, observe alguns sinais de alerta:

- Nadadeiras machucadas: Nadadeiras feridas resultam geralmente de uma briga. Nadadeiras rasgadas não são grande problema, pois cicatrizam rapidamente.

- Feridas: Pequenas marcas vermelhas saem sozinhas. Um ferimento maior requer medicamentos.

- Mandíbulas fechadas: Muitas espécies lutam com a boca. Se os lábios ficaram feridos e a face arranhada, provavelmente a briga foi séria. Algumas espécies fingem brigar durante o período de acasalamento. Os beijadores beijam uns aos outros para delimitar território.

Às vezes a agressão não é tão perceptível. Aprenda a conhecer seu peixe. Saiba qual é o comportamento normal de cada um e de cada espécie. Os sintomas seguintes indicam que, sem que você perceba, estão ocorrendo brigas:

- Falta de apetite: Quando um peixe obriga o outro a ficar longe da comida, a vítima desiste completamente de comer.

- Peixes escondidos: Peixes amedrontados procuram um refúgio. Geralmente estão com algum ferimento.

Como agir

Se você presenciar uma briga, com certeza vai querer intervir. Mas não o faça. Dê a seus peixes a chance de resolver disputas territoriais. Se perceber que a briga está indo longe demais, dê alguns toques no vidro ou ponha a redinha de peixes dentro do aquário, pois isso distrairá os combatentes.

Se seu peixe estiver machucado ou com sinais de ter sido ameaçado, você terá que agir. Faça o seguinte:

- Coloque o agressor em outro aquário ou tente isolá-lo com uma gaiola de rede.

- Se o peixe ferido for pequeno, ajude-o, para que seu ferimento cicatrize. Os outros peixes vão querer mordiscar o ferimento, por isso separe-o em uma gaiola de rede, onde poderá se recuperar.

- Isole os peixes seriamente machucados em um aquário-hospital para medicá-los, prevenindo infecções.

"Cuide Bem Do Seu Peixe"
Autor: Mike Wickham
Editora: Publifolha
Páginas: 64
Quanto: R$ 16,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha