Publifolha
05/12/2006 - 08h30

Livros falam de sorte e azar, superstições, crendices e simpatias

da Folha Online

Dizem que guardar sete caroços de Romãs pode atrair sorte. E que a ferradura só protege contra as forças negativas se for encontrada por acaso. Ou que invocar a deusa Afrodite ajuda a encontrar o amor ou reacender a paixão no relacionamento. Muita gente também acredita que gato preto dá azar, que derramar coisas na mesa gera insônia ou que bolsa colocada no chão manda o dinheiro embora.

O terreno das superstições é fértil. Assim como o das tradições da cultura popular. Uma série de livros da Publifolha apresenta os amuletos mais comuns, os rituais e mitos das deusas e as crendices mais comuns.

Divulgação
Livros descrevem cultura popular em crendices, simpatias e amuletos
Livros descrevem cultura popular em crendices, simpatias e amuletos

"O Livro dos Amuletos" apresenta 40 objetos de uso corrente no Brasil, popularmente associados à boa sorte. São amuletos de tradições diversas como os escaravelhos e sapos da cultura egípcia, os búzios da antiguidade ou os balangandãs e fitinhas do Bonfim da crença recente. O livro traz curiosidades ligadas ao folclore e à sabedoria popular, além de belas fotos ilustrativas.

Com linguagem bem-humorada, que brinca com a musicalidade das palavras, "O Livro das Crendices" descreve presságios e precauções popularmente associados à sorte e ao azar. Para os céticos, mostra as relações criadas entre fenômenos de forma divertida. Para os supersticiosos mostra como cuidar da saúde, amor ou dinheiro.

"O Livro das Deusas" apresenta imagens, mitos e rituais ligados a deusas de várias culturas. Mostra como elas estão ligadas a formas de enfrentar os medos, proteger o lar ou encontrar um amor. Há relatos sobre deusas como Vênus, Tara, Sophia, Ísis, Athena, Afrodite, Baba Yaga, Pacha Mama, Iansã, Oxum, Maria, entre outras.

A obra foi uma criação coletiva do Grupo Rodas da Lua, formado por dez mulheres que se dedicam a recuperar os mitos de deusas das mais diversas tradições. No Espaço Rodas da Lua, em Brasília, o grupo exercita e ensina danças circulares sagradas, meditação, canto e a arte de contar histórias.

Os livros podem ser encontrados nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha.