Reuters
09/01/2002 - 20h44

"L.I.E" e "Hedwig" são favoritos no "Oscar" dos filmes independentes

da Reuters, em Los Angeles

Um drama sobre um pedófilo e um musical de rock sobre um transexual estão entre os favoritos para a versão independente do Oscar, disseram organizadores na terça-feira.

"L.I.E.", protagonizado pelo ator de teatro britânico Brian Cox como um ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos que tem uma queda por garotinhos, vai concorrer em seis categorias no 17º Independent Spirit Awards, previsto para 2 de março.

Dois filmes conseguiram cinco indicações cada: "Hedwig - Rock, Amor e Traição" e o aclamado thriller "Amnésia".

As três realizações concorrem a melhor filme, ao lado de "Things Behind The Sun" e do inovador desenho animado "Waking Life".

O Spirit Awards premia os filmes a partir de critérios como originalidade, temática provocativa, orçamento e financiamento independente.

O evento é organizado pelo Independent Feature Project (IFP), um grupo de apoio a cineastas que trabalham fora do esquema de estúdios de Hollywood.

"Não se tratam de assuntos utilizados por estúdios grandes, nem da previsível estrutura em três atos com final feliz", disse Dawn Hudson, diretor executivo do IFP.

A disputa por melhor direção ficará entre Michael Cuesta ("L.I.E."), John Cameron Mitchell ("Hedwig"), Christopher Nolan ("Amnésia"), Richard Linklater (''Waking Life'') e Cheryl Dunye ("Stranger Inside").

Dois filmes conseguiram quatro indicações: "In The Bedroom", que conta a história de pais em luto por seus filhos, e "The Believer", filme controverso sobre um judeu neonazista.

O astro de "L.I.E", Cox, concorrerá a melhor ator contra Ryan Gosling ("The Believer"), Jake Gyllenhaal ("Donnie Darko"), Mitchell (''Hedwig'') e Tom Wilkinson ("In The Bedroom").

As atrizes disputando o prêmio são: Kim Dickens ("Things Behind The Sun"), Molly Parker ("The Center of the World"), Sissy Spacek ("In the Bedroom"), Tilda Swinton ("The Deep End") e Kerry Washington ("Lift").
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca