Reuters
10/01/2002 - 20h54

"Do Inferno", que estréia nesta sexta, é pouco aterrorizante

da Reuters, em Hollywood

Jack, o Estripador, está em cena mais uma vez. Mas a união da dupla formada por Allen e Albert Hughes ("Perigo para a Sociedade") e o famoso serial killer da era vitoriana está longe de resultar em um filme de terror verdadeiramente assustador.

"Do Inferno" é um thriller convencional ambientado no século 18 numa Londres iluminada por lampiões de gás e animada por Johnny Depp em atuação excêntrica no papel de um policial que fuma ópio e se envolve com Heather Graham, esta na pele de uma prostituta.

A verdadeira história do homem que no outono de 1888 assassinou cinco prostitutas no bairro operário de Whitechapel, zona leste de Londres, já serviu de base para uma legião de filmes, desde "The Lodger", de Hitchcock, até "Um Século em 43 Minutos", de Nicholas Meyer.

No Reino Unido, especialmente, há toda uma área de trabalho dedicada aos crimes do Estripador, e, pelo menos para seus fãs, boa parte do interesse de "Do Inferno" é eliminado por um livro recente que soluciona 99,9 por cento do mistério, identificando o criminoso como um charlatão americano de origem irlandesa que acabou morrendo nos EUA, no anonimato.

Ignorando tudo isso, "Do Inferno" segue o caminho tradicional, que inclui confusões de alto nível envolvendo a família real britânica, a maçonaria e a aristocracia inglesas.

O filme começa com personagens sendo introduzidos rapidamente e explicados só mais tarde. Uma prostituta é literalmente arrancada de cima de um cliente numa blitz policial e, mais tarde, usada como cobaia viva de uma lobotomia numa faculdade de medicina dirigida por sir William Gull (Ian Holm), médico da família real. Só mais tarde é que será compreendido o porquê disso.

Enquanto isso, o Estripador já fez sua primeira vítima, e o excêntrico inspetor de polícia Fred Abberline (Johnny Depp) é despertado de seu sono opiáceo num porão chinês por seu assistente, Godley (Robbie Coltrane), e levado ao QG da polícia para se arrumar.

Aparentemente, Abberline possui estranhos poderes extra-sensoriais que já o ajudaram a resolver crimes anteriores. Por isso, seu chefe esnobe (Ian Richardson) o encarrega da investigação, torcendo para que o culpado seja americano, indiano ou judeu -qualquer coisa menos um britânico.

No enterro da primeira prostituta, Abberline conhece Mary (Graham), que acaba lhe apontando o rumo de uma operação que envolve a família real. Mas, como ambos irão descobrir, o verdadeiro assassino é um louco muito mais próximo deles e que acredita ser o demônio reencarnado em homem.
 

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