Reuters
14/02/2002 - 14h13

Bush anuncia proposta para redução de poluentes atmosféricos

da Reuters, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, propôs hoje que companhias energéticas dos Estados Unidos cortem a emissão de dióxido sulfúrico, óxidos de nitrogênio e mercúrio, com a finalidade de reduzir a chuva ácida, o smog e a poluição.

A emissão do dióxido sulfúrico, que causa a chuva ácida, seria cortada para 4,5 milhões de toneladas em 2010 e para 3 milhões de toneladas em 2018. Segundo informações de um relatório da Casa Branca, os níveis atuais são de 11 milhões de toneladas.

A proposta para redução dos óxidos de nitrogênio, que causam o smog, seria dos níveis atuais de 5 milhões de toneladas para 2,1 milhões de toneladas em 2008 e 1,7 milhão em 2018.

Já a emissão de mercúrio, que não passa por regulamentações atualmente, seria reduzida para 26 toneladas em 2010 e 15 toneladas em 2018. Os níveis hoje em dia são de 48 toneladas, de acordo com a Casa Branca.

Segundo a Casa Branca, a fórmula proposta vai permitir diminuir em 18% a emissão de gases nos próximos dez anos. Para estimular a indústria a utilizar fontes de energia recicláveis, Bush propõe incentivos fiscais de US$ 4,6 bilhões.

Bush foi bastante criticado por não apoiar o Tratado de Kyoto no ano passado. O presidente alegou que as regras do Tratado, que regulamentam, entre outros pontos, a emissão de gases que causam o efeito estufa, seriam custosas demais para a economia dos Estados Unidos.

Leia mais:
  •  Entenda a questão do Projeto Kyoto



  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca