Reuters
25/02/2002 - 10h56

Timor Leste quer líder indonésia na cerimônia de independência

da Reuters, em Nusa Dua (Indonésia)

Os dirigentes de Timor Leste pediram hoje que a presidente da Indonésia compareça às cerimônias de independência do território a fim de ajudar a acabar com as feridas deixadas pela violenta cisão do país asiático.

Reuters - 23.jul.2001
Megawati Sukarnoputri, presidente da Indonésia
O ministro das Relações Exteriores da Indonésia afirmou que a presidente do país, Megawati Sukarnoputri, não havia decidido ainda se aceitaria o convite do governo do território, provisoriamente nas mãos da ONU (Organização das Nações Unidas).

Há especulações de que Megawati, uma política marcadamente nacionalista, pode ignorar a cerimônia para a qual foram convidados mais de 185 chefes de Estado.

Timor Leste luta para se recuperar de uma onda de violência detonada por milícias pró-Indonésia depois da vitória da opção pela independência em um plebiscito, de agosto de 1999, que colocou fim aos 24 anos de domínio indonésio.

O processo de reconciliação vem se mostrado lento e tem sido prejudicado por decisões judiciais excessivamente tolerantes com os acusados pela violência.

"Gostaríamos de reiterar o convite do secretário-geral para a presidente, sua excelência Megawati Sukarnoputri, comparecer ao dia de comemoração da independência", disse o brasileiro Sergio Vieira de Mello, chefe da missão da ONU em Timor Leste.

"Nada seria mais eloquente como prova de o quanto nossas relações já melhoraram."

José Ramos-Horta, líder do movimento de independência de Timor Leste e atual ministro, também se mostrou esperançoso com a visita.

"Isso é algo tremendamente importante e dará um sinal contundente sobre a normalização das relações", disse Ramos-Horta.

"Estou confiante de que ela poderá comparecer, mas não temos a confirmação", afirmou o chanceler da Indonésia, Hassan Wirajuda.

No dia 20 de maio próximo, um segundo depois da meia-noite, Timor Leste torna-se o primeiro novo país do milênio.

Leia mais:
  •  Saiba mais sobre o Timor Leste

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca