Reuters
03/06/2002 - 14h26

Documentários sobre Dylan e Harrison chegam ao Brasil em DVD

da Reuters, em São Paulo

Dois documentários que acompanham artistas clássicos do rock das décadas de 1960/70 foram lançados em DVD no Brasil, mas passaram desapercebidos mesmo pelos fãs do estilo.

"Don't Look Back", que mostra a turnê de Bob Dylan pela Inglaterra em 1965, e "The Concert For Bangladesh", show beneficente organizado pelo ex-beatle George Harrison em 1971, são essenciais em qualquer videoteca.

O documentário de Bob Dylan é eficiente ao mostrar jam sessions entre o então jovem roqueiro norte-americano e Joan Baez (que viaja com a equipe), além de muitas músicas que acabaram inéditas em disco.

Há momentos descontraídos, como acontece em uma das primeiras cenas de "Don't Look Back": o artista, que participa de uma entrevista coletiva na Inglaterra, é perguntado por uma garota se ele já havia lido a Bíblia. Sussurrando, Dylan responde "não" e emenda um "eu não gosto".

Mas também há cenas de tensão. Um exemplo acontece quando um repórter da revista Time se senta para conversar com o cantor. Tímido e assustado, o profissional só ouve críticas à publicação para onde trabalha. Dylan diz: "Não quero falar sobre a minha música. Eu só escrevo. Não tenho uma mensagem ou algo assim".

Quando o repórter parece estar desistindo, ainda arranja forças para perguntar se ele "se importa com o que canta". O músico, enfurecido, considera-se desrespeitado. "Como você tem coragem de me perguntar isso? Você perguntaria isso aos Beatles?".

Próximo do final, "Don't Look Back" registra momentos do último show da turnê, no Royal Albert Hall em Londres. Bem humorado, Dylan faz piadas e cita o escritor T. S. Elliot.

Indo ao aeroporto para voltar aos EUA, surge a prova de que aquele era um momento histórico. "Sinto algo... algo especial", diz o cantor. No próximo disco (e turnê) ele trocaria o violão acústico pela guitarra elétrica.

A edição lançada no Brasil traz ainda cinco canções gravadas, em áudio apenas, e que não entraram na versão final do filme. Outro detalhe que confere curiosidade ao DVD é o comentário do diretor D. A. Pennebaker e do tour manager Bob Neuwirth.

O diretor lembra das dificuldades técnicas das filmagens, loucuras das viagens e explica o objetivo do registro: "Queria que as pessoas vissem por trás da música".

Já as legendas em português têm o efeito contrário -a tradução, mal feita, às vezes prejudica a compreensão.

Benefício ao povo de Bangladesh

Se hoje é comum rockstars organizarem shows beneficentes, a culpa é de George Harrison. Em 1971 o ex-beatle reuniu um grupo de amigos -entre eles Ringo Starr, Bob Dylan e Eric Clapton- para dois shows no Madison Square Garden, em Nova York, com o objetivo de arrecadar dinheiro para os cerca de 10 milhões de refugiados de Bangladesh, que procuraram abrigo na Índia depois da disputa territorial com o Paquistão.

Em "The Concert For Bangladesh", Harrison estava em sua melhor forma: depois de anos em segundo plano nos Beatles, ele havia lançado o álbum triplo "All Things Must Pass", que trazia o enorme sucesso "My Sweet Lord".

Reforçado pelos colegas, o guitarrista apresentou 16 músicas, incluindo duas novas: "Bangla Dhun" (uma espécie de jam oriental, com 16 minutos) e "Bangladesh". Dos Beatles, apareceram "While My Guitar Gently Weeps", "Something" e "Here Comes the Sun". Já Ringo soltou a voz em "It Don't Come Easy".

O disco, lançado em 1972, ganhou o prêmio Grammy de "Álbum do Ano". Na parada de sucesso da "Billboard", chegou ao segundo posto. No total foram arrecadados mais de US$ 10 milhões, sendo que US$ 8,8 milhões só puderam ser entregues à Unicef em 1981, devido a complicações legais envolvendo a Apple (gravadora montada pelos Beatles, que lançou o disco/documentário).

Mas o melhor é saber que essa edição é exclusiva do Brasil, já que o DVD não está disponível nos EUA ou na Europa -e o VHS encontra-se esgotado em vários países. A importância do show e a qualidade dos músicos ofuscam, felizmente, a falta de extras e o desleixo com a capa (feia e com vários erros de grafia).
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca