Reuters
19/07/2002 - 19h28

Itália afirma que devolverá obelisco de 2.000 anos para Etiópia

da Reuters, em Roma

O governo italiano disse hoje que devolverá um antigo obelisco levado da Etiópia por tropas fascistas há quase 65 anos, encerrando um dos maiores problemas diplomáticos de Roma.

A coluna de granito, que acredita-se ter quase 2.000 anos, foi levado da cidade sagrada de Axum, no norte da Etiópia, quando o ditador italiano Benito Mussolini ordenou a invasão do país em 1937.

Apesar dos repetidos pedidos da Etiópia e de três acordos, o último deles em 1997, o obelisco de 24 metros permanecia em Roma.

Uma reunião ministerial decidiu hoje mandar o monumento de volta, apesar de não ter estabelecido uma data. "A decisão foi tomada e ele será devolvido, mas somente depois que o obelisco for restaurado", disse um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi.

Raios atingiram o monumento em maio, mandando pedaços do obelisco para o chão. "Não seria justo devolver o obelisco como está agora, em pedaços", disse um porta-voz do Ministério da Cultura.

O monumento fica em frente a um prédio originalmente projetado para abrigar o "Ministério da África italiana". O prédio, que agora abriga a unidade agrícola das Nações Unidas, fica em um dos cruzamentos mais movimentados de Roma.

A Embaixada etíope expressou alívio por saber que o obelisco finalmente voltará para casa. "Estamos esperando por um longo tempo, mas atingimos um ponto onde decidimos que não esperaríamos mais", disse o porta-voz da Embaixada, Eshetu Yisma.

"É um símbolo da nossa história, de um tempo glorioso, da civilização que tivemos. Ele reflete e expressa nossa religião."

O desacordo diplomático sobre o obelisco ficou tenso quando a Etiópia ameaçou cortar laços diplomáticos com a Itália se o assunto não fosse resolvido.

A Itália sempre dizia que queria salvar o obelisco de potenciais danos de uma viagem transcontinental, mas quando o raio danificou o monumento o argumento ruiu.

O primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, fez um apelo apaixonado pela volta do obelisco durante uma cúpula sobre fome mundial em junho, realizada na capital italiana. O obelisco de Axum foi declarado patrimônio mundial pela ONU. A Etiópia pedira, no começo do ano, para as Nações Unidas garantirem a volta do obelisco.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca