Reuters
29/05/2001 - 19h07

Governo irlandês culpa cerveja por alta evasão em universidades

da Reuters, em Dublin

O consumo excessivo de álcool entre universitários irlandeses é um dos fatores que mais influenciam o aumento de evasão escolar no ensino superior, afirmaram hoje autoridades educacionais do país.

Segundo Don Thornhill, que ocupa o cargo equivalente ao de ministro da Educação, os estudantes estão gastando uma parte significativa de seu tempo e dinheiro com álcool, e esse seria o motivo de grande parte dos casos de desistência.

Algumas universidades chegam perder quase um terço dos alunos ao longo dos cursos, e o governo considera o índice grave, apesar de estar dentro da média verificada internacionalmente.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo médio de cerveja na Irlanda é de 142,5 litros anuais por pessoa, quase o dobro da média da União Européia.

A reação do governo contra o álcool nas universidades foi criticada pelo representante da União de Estudantes da Irlanda, Colm Jordan.

Segundo ele, o governo está querendo transformar os universitários em "bodes expiatórios" para justificar o alto consumo de álcool no país. Para ele, o consumo de cerveja é maior no bar do Parlamento Irlandês do que nos "pubs" de estudantes.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca