Sete pessoas morrem em confronto urbano na Colômbia
da Reuters, em Bogotá (Colômbia)Três combatentes ilegais e quatro civis morreram hoje em Medellín, ao norte da Colômbia, durante troca de tiros entre guerrilheiros esquerdistas e paramilitares de extrema direita, informou a polícia.
Segundo autoridades, os três combatentes mortos usavam uniformes militares camuflados, mas ainda não se sabe se são guerrilheiros ou paramilitares. Entre os civis mortos estava uma mulher.
O combate urbano entre guerrilheiros e paramilitares tem se tornado frequente em Medellín, onde mais de 300 pessoas morreram nestes conflitos no ano passado, a maioria civis.
De acordo com a polícia, o combate envolvia uma disputa territorial entre unidades urbanas de guerrilheiros de esquerda e rivais paramilitares em um bairro no subúrbio de Medellín, 250 km a nordeste de Bogotá.
Os paramilitares têm conquistado rapidamente os territórios sob influência dos guerrilheiros na cidade, a maior parte bairros pobres.
No entanto, a guerra civil na Colômbia, que já dura 38 anos, ainda é um conflito localizado principalmente nas áreas rurais do país, com exceção dos confrontos em Medellín e incursões das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, maior guerrilha colombiana) em Bogotá.
Leia mais no especial Colômbia
Leia mais notícias de Mundo