Reuters
28/10/2002 - 19h39

"Devdas" é pré-selecionado pela Índia para concorrer ao Oscar

da Reuters, em Mumbai

A Índia escolheu "Devdas", uma história de amor opulenta com alguns dos mais populares astros de Bollywood, como seu concorrente ao Oscar do ano que vem, disse um representante do setor na segunda-feira.

O musical de três horas custou US$ 10,3 milhões. Considerado o filme indiano mais caro da história, "Devdas" foi escolhido entre sete finalistas por um júri de 16 membros, disse o representante da comissão.

A Índia produz o maior número de filmes do mundo, com quase três novos por dia, mas nunca uma produção indiana ganhou um prêmio da Academia, mesmo que todos os anos o país envie suas indicações.

"O júri decidiu que 'Devdas' é o melhor entre os sete concorrentes", disse Supran Sen, secretário da Federação de Cinema da Índia.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos escolherá os indicados que disputarão o Oscar. O anúncio sai em fevereiro de 2003.

O filme, baseado em um romance em bengalês, tem o astro Shah Rukh Khan no papel de Devdas, o amante amaldiçoado que é assombrado pelo seu amor de infância e não consegue retribuir o afeto de uma prostituta de bom coração.

A ex-Miss Mundo Aishwarya Rai e a estrela de Bollywood Madhuri Dixit interpretam o amor de infância e a prostituta, respectivamente, no trágico triângulo amoroso.

"O longa é tecnicamente brilhante e a atuação é excelente", disse Sen.

Este foi o primeiro filme de Bollywood exibido no Festival de Cinema de Cannes há cinco meses. Ele é uma boa mostra das produções de Bollywood, conhecidas por seus longos melodramas musicais espetaculares.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca