Reuters
12/12/2002 - 16h35

Oscar do cinema independente anuncia indicados

da Reuters, em Los Angeles

A comédia "Lovely & Amazing" e o drama de época "Far From Heaven" lideram a lista de candidatos ao prêmio descrito como "o Oscar do cinema independente", disseram organizadores da premiação ontem.

A lista de indicados para a 18ª edição anual do Independent Spirit Awards é dominada por filmes pequenos com orçamentos minúsculos e atores relativamente desconhecidos. O maior nome na lista talvez seja o de Jennifer Aniston ("Friends"), indicada por seu papel principal na comédia "Por um Sentido na Vida".

O Spirit Awards reconhece filmes baseados em critérios como temática original e provocante, orçamento e grau de financiamento independente.

A falta de tema original tirou da jogada o enorme sucesso "Casamento Grego", o filme independente mais bem-sucedido da história.

A comédia romântica que custou apenas US$ 5 milhões para ser feita e já arrecadou US$ 213 milhões só na América do Norte recebeu apenas uma indicação: melhor atriz revelação para sua estrela e roteirista Nia Vardalos.

Os filmes indicados cobrem temas como o das armas de fogo nos EUA ("Jogando Boliche por Columbine"), amor entre lésbicas ("Beijando Jessica Stein") e serial killers (''Dahmer'').

Festa na praia

A entrega dos prêmios se dará no dia 22 de março, um dia antes da entrega do Oscar, durante um almoço tranquilo sob uma tenda montada na praia de Santa Monica.

Normalmente acontecem algumas coincidências entre os indicados ao Spirit e ao Oscar (que serão anunciados em 11 de fevereiro), mas nenhum dos ganhadores do Spirit este ano, incluindo "Amnésia" e "Entre Quatro Paredes", conseguiu um Oscar no dia seguinte.

Lideram a lista de favoritos deste ano, com seis indicações, "Lovely & Amazing", uma visão cômica da insegurança feminina que é o segundo longa da diretora Nicole Holofcener, indicada pela direção e o roteiro.

Três de suas estrelas também foram indicadas: Catherine Keener (melhor atriz), Emily Mortimer (melhor atriz coadjuvante) e a jovem Raven Goodwin (atriz revelação).

Além disso, o filme concorrerá na categoria melhor filme, ao lado de "Far From Heaven", "Por um Sentido na Vida", o drama sexual bizarro "Secretary" e o drama familiar do meio-oeste "Tully".

"Far From Heaven", um drama ambientado nos anos 1950 em que Julianne Moore é uma dona de casa que flagra seu marido (Dennis Quaid) na cama com outro homem, recebeu ao todo cinco indicações.

Moore foi indicada na categoria melhor atriz, Quaid como melhor ator coadjuvante, Todd Haynes como diretor e Edward Lachman pela fotografia.

"Por um Sentido na Vida" e "Tully" receberam quatro indicações cada um.

Outros indicados na categoria de melhor direção foram Gus Van Sant ("Gerry"), Bernard Rose ("ivans xtc.") e Joe Carnahan ("Narc").
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca