Reuters
06/01/2003 - 11h28

Morre Conrad L. Hall, diretor de fotografia de "Beleza Americana"

da Reuters, em Los Angeles

O diretor de fotografia Conrad L. Hall, premiado com Oscars por filmes como "Beleza Americana" e "Butch Cassidy", morreu no último sábado em decorrência de um câncer na bexiga. A informação é da edição desta segunda-feira do jornal "Daily Variety".

Hall morreu aos 76 anos em um hospital em Santa Mônica, na Califórnia, segundo o jornal. Seu nome deverá ser um dos indicados para disputar o Oscar neste ano com o filme "Estrada para Perdição", estrelada por Tom Hanks.

Nascido no Taiti, Hall era filho do co-autor de "O Grande Motim", James Norman Hall, e rodou mais de 30 filmes durante sua carreira de 50 anos.

Ele foi indicado para nove Oscars, como "A Sangue Frio", "O Dia do Gafanhoto" e "Lances Inocentes".

Hall, que tinha uma ilha no Taiti, parou de trabalhar como cinegrafista por 10 anos, em meados de 1970, para poder escrever roteiros.

Em 2000 ele ganhou um Oscar por "Beleza Americana", filme premiado com cinco Oscars.

Apesar de sua aversão à violência, Hall se uniu novamente ao diretor de "Beleza Americana", Sam Mendes, para rodar "Estrada para Perdição".

Hall planejava sua estréia na direção de um filme, uma comédia que ele havia escrito sobre um gigolô em crise de meia-idade.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca