Reuters
23/01/2003 - 18h26

Nova geração de videogame da Nintendo chega até 2006

da Reuters, em Kyoto (Japão)

A Nintendo anunciou hoje que planeja lançar outra geração de consoles domésticos de videogames entre 2005 e 2006, em uma tentativa de restaurar sua posição no lucrativo mercado de jogos eletrônicos.

"Estamos desenvolvendo um novo console doméstico e temos planos de lançar o sistema mais ou menos na época em que os concorrentes lançarão os seus", disse o presidente da empresa, Satoru Iwata.

A Nintendo, veterana do setor, que ficou bem para trás da líder do mercado, Sony, e disputa com a estreante Microsoft o segundo posto no mercado, teve vendas fracas de seu console GameCube durante a importante temporada natalina.

Em contraste, a Sony anunciou este mês ter vendido 8,5 milhões de PlayStations 2 durante a temporada de festas, 24% a mais que no ano anterior e disse que o total mundial acumulado de consoles vendidos já ultrapassou os 50 milhões de unidades.

Iwata, que assumiu em maio o posto até então ocupado pelo carismático executivo Hiroshi Yamauchi, disse que o console GameCube ficaria mais de 10% abaixo de sua meta de vendas de 10 milhões de unidades no presente ano fiscal e que as vendas de jogos para o GameCube também ficariam abaixo do objetivo de 55 milhões de unidades.

"O PlayStation 2 estreou um ano e meio antes do GameCube. Se tivéssemos lançado o GameCube ao mesmo tempo que o PlayStation 2, o resultado teria sido diferente", afirmou. "Nós estamos nos preparando para nova batalha em 2005, ainda que os criadores de jogos estrangeiros digam agora que os sistemas de nova geração não surgirão antes de 2006", disse.

Como parte de seu esforço para reformular sua linha de consoles domésticos, a Nintendo planeja lançar novas evrsões de Pokemon para o GameCube que permitirão que os usuários os joguem também no Game Boy Advance, transferindo dados das partidas do console para o videogame portátil e vice-versa.

"Nosso foco em 2003 é oferecer novos tipos de jogos que permitam que os consumidores joguem tanto no GameCube quanto no Game Boy Advance", disse Iwata.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca