Reuters
24/01/2003 - 15h42

Cantora e atriz Nell Carter morre aos 54 anos

da Reuters, em Los Angeles

A atriz e cantora Nell Carter, conhecida principalmente pelo papel da governanta na sitcom "Gimme a Break", dos anos 1980, morreu ontem, aos 54 anos.

Carter sofreu um colapso em sua casa, em Beverly Hills, no início da manhã e foi encontrada por um de seus filhos adotivos, informou seu empresário, Roger Lane.

A causa da morte não foi determinada de imediato, mas Lane informou que Nell Carter era diabética e obesa, tendo passado anos lutando contra a balança.

"Ela tinha excesso de peso, obviamente, e isso sempre é motivo de preocupação no caso de diabéticos. O peso a mais exigia muito de seu coração. Vamos aguardar para sabermos a causa exata da morte", disse Lane.

A pequena atriz (ela media 1,45 metro) começou sua carreira no show business apresentando-se em boates. Em 1978, ela ganhou um prêmio Tony por sua atuação no musical da Broadway "Ain't Misbehavin".

Mas foi o papel principal na sitcom "Gimme a Break", que ficou seis anos no ar e na qual ela também cantava a canção-título, que lhe proporcionou seu público maior.

Carter foi a atriz principal de uma produção multirracial de "Hello Dolly" encenada na costa oeste dos Estados Unidos em 1991 e fez o papel da vilã Miss Hannigan numa encenação do musical "Annie" durante 1996-97.

Ela falava abertamente de seu problema de obesidade e, mais tarde, de sua luta para livrar-se da dependência de várias substâncias.

"Vou dizer a vocês, ser rico não quer dizer ser melhor. Ser rico significa que você precisa se esforçar para manter a riqueza. Você precisa fazer mais ares para fazer de conta que é alguém e você tem que lidar com mais gente. E, quando o dinheiro vai embora, aquelas pessoas também vão", disse a atriz numa entrevista publicada num jornal em 1995.

Nascida em Birmingham, Alabama, Carter era a quinta de nove irmãos. Aos 2 anos de idade assistiu à morte de seu pai quando ele pisou num fio elétrico desencapado.

Ela se converteu ao judaísmo antes do primeiro casamento, com o empresário Georg Krynicki. Em 1992, divorciou-se dele e se casou com o produtor de discos canadense Roger Larocque, de quem também se divorciou mais tarde.

Nell Carter deixa uma filha e dois filhos adotivos adolescentes.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca