Reuters
04/02/2003 - 13h55

Produtor musical é preso por assassinato e solto sob fiança

da Reuters, em Los Angeles

O lendário produtor de rock Phil Spector, que mudou o curso da música pop na década de 1960 com gravações que batizou de "Wall of Sound", foi preso na segunda-feira pelo assassinato a tiros de uma mulher em sua residência, uma réplica de castelo situada no alto de um morro em Los Angeles.

Gênio excêntrico e recluso responsável por clássicos como "Be My Baby" e "You've Lost That Lovin' Feeling", Spector foi libertado horas depois após pagar fiança de US$ 1 milhão.

Os investigadores disseram que a vítima -Lana Clarkson, de 40 anos e residente em Los Angeles- foi encontrada no saguão do castelo de Spector, no subúrbio de Alhambra, enquanto o produtor, de 62 anos, estava perto. A arma do crime foi recuperada, e Spector foi preso em flagrante.

As autoridades se negaram a dar detalhes sobre a relação entre Clarkson e Spector. A polícia acredita que ela tenha chegado à casa com o produtor, em sua Mercedes preta, que ainda estava estacionada em frente ao castelo, com a porta do lado do passageiro semi-aberta.

Uma porta-voz do xerife do condado de Los Angeles disse que a polícia foi chamada às 5h até o "Castelo dos Pireneus", de Spector, e encontraram a mulher, que tinha sido morta a tiros. O castelo tem dez quartos e oito banheiros e fica atrás de portões de ferro numa rua particular.

Representantes de Spector, duas vezes ganhador do Grammy, não retornaram imediatamente os telefonemas pedindo comentários sobre o ocorrido. O produtor está sendo representado pelo advogado Robert Shapiro, que teve participação chave na defesa de O.J. Simpson durante o chamado "Julgamento do Século".

Simpson foi absolvido da acusação de assassinato de sua ex-mulher e um amigo dela.

Vizinhos de Spector disseram que o produtor raramente é visto no castelo, situado num bairro de classe média e cercado de grandes pinheiros. Às vezes, ele era visto entrando e saindo num Rolls Royce branco ou outro carro.

Um vizinho, Tom Mestaz, disse que, embora Spector não passasse muito tempo na casa, ultimamente ele vinha vendo luzes acesas à noite. Vários vizinhos relataram ter ouvido cães latindo na madrugada da segunda-feira.

"Wall of Sound" e celebridades

Pioneiro da produção de discos pop, Spector, que nasceu no bairro do Bronx, em Nova York, ficou famoso por ter criado a técnica conhecida como "Wall of Sound", que acrescentava uma orquestração farta com cordas, sopros e percussão adicional aos poucos instrumentos usados no rock.

O produtor, que foi casado com Ronnie Bennett, do grupo The Ronettes -um dos vários grupos de garotas que impulsionou ao estrelato-, ficou conhecido como gênio temperamental e recluso.

Ele começou sua carreira na música em 1958, como compositor, guitarrista e cantor do grupo Teddy Bears, de Los Angeles. A banda teve um único grande sucesso com a canção "To Know Him Is to Love Him" e o transformou em milionário aos 21 anos de idade.

Pouco depois de o grupo se desfazer, Spector começou a atuar como compositor e produtor, trabalhando primeiramente com The Crystals e The Ronettes.

Em seguida, produziu discos dos Rolling Stones, Beatles, Ike & Tina Turner, Eric Clapton e Righteous Brothers. Em 1989, foi escolhido para figurar no Hall da Fama do Rock'n'Roll.

Ele foi contratado pelos Beatles para fazer a pós-produção do álbum "Let It Be", um trabalho que, mais tarde, Paul McCartney e muitos críticos consideraram excessivo.

Spector também produziu os primeiros álbuns solo de John Lennon e George Harrison e dividiu um Grammy com George Harrison, Bob Dylan, Eric Clapton e outros pela produção do álbum "Concert for Bangladesh", considerado o álbum do ano em 1972.

Num ramo em que o cantor é o astro, Spector muitas vezes brilhava mais do que seus clientes.

Em suas memórias, "Stoned'' (2001)", o ex-empresário dos Rolling Stones Andrew Loog Oldham, protegido de Spector, disse que este "elevou a produção de discos a uma arte comercial".

"Em termos de escala e presença, ele foi para o setor dos discos o que Orson Welles foi para Hollywood. Como 'Cidadão Kane', 'You've Lost that Lovin' Feeling' e 'River Deep Mountain High' não poderiam ter sido criadas com a simples recriação de algo que tinha dado certo no passado."

Spector tinha apenas 17 anos quando escreveu e produziu seu primeiro sucesso a tornar-se número 1 nas paradas, "To Know Him Is To Love Him" -verso tirado da lápide do túmulo de seu pai- para o grupo com que tocava no colégio, The Teddy Bears.

Nos dez anos seguintes, o magnata teen acabaria por produzir 17 canções que ficaram entre as 10 primeiras das paradas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca