Reuters
13/02/2003 - 10h40

Militantes antipeles fazem desfile de moda em Nova York

da Reuters, em Nova York

Ativistas antipeles apresentaram um desfile de moda em Nova York na terça-feira, exibindo roupas feitas de materiais alternativos, incluindo câmeras de pneus de bicicleta recicladas e látex colado ao corpo.

Patrocinada pela organização Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético a Animais), conhecida por tumultuar desfiles de moda para protestar contra o uso de peles animais, a equipe de estilistas de Gaelyn e Cianfarani pôs na passarela visuais com toques de sadomasoquismo.

Os tops amarrados eram feitos de faixas de câmeras de bicicleta recicladas, mesmo material usado nas saias curtas, com babados de borracha ou com faixas alternando com renda preta, tudo muito sexy.

Jaquetas em estilo ciclista eram feitas de látex, cortadas em franja atrás, enquanto a borracha formava desenhos florais em saias e calças. Os tops eram frentes-únicas que deixavam muita pele à mostra, feitos de borracha e renda ou abertos nas costas, com tiras entrecruzadas.

Os vestidos brilhantes de látex, em tonalidades de cobre, ameixa e roxo, eram agarrados ao corpo, próprios apenas para quem está com o corpo perfeito.

Mesmo os calçados -botas com salto agulha, sandálias de tiras e botinas da Moo Shoes- não continham couro algum.

Os estilistas procuraram alternativas ao uso de couro e peles de animais, explicou o vice-presidente da Peta, Dan Matthews, em comunicado à imprensa: "É possível criar looks de arrasar sem matar animais".

Enquanto isso, o veterano Bill Blass, com o estilista Lars Nilsson, entrou com uma coleção tradicional de terninhos elegantes com casacos justos e vestidos enfeitados, com estampas de xadrez e de blocos inspiradas nas linhas da arquitetura moderna.

Os vestidos de Blass eram ousados, em tonalidades básicas de vermelho, preto, branco, marinho e verde e em linhas simples e retas, com saias longas, com fendas laterais.

O estilista Douglas Hannant apelou para o senso de graça e charme no desfile de sua coleção de outono, com uma linha marcada por detalhes delicados como costuras aparentes, tweed e cetim com sobreposições de renda de arrastão preta e recortes revelando a pele.

Seus tailleurs eram glamurosos, com silhuetas marcantes, cintos e pregas dianteiras. Seus casacos traziam golas de mink, seus vestidos eram de veludo ou cetim de seda, cortados em viés, e os tops tinham capuzes drapejados.

Todas as criações vinham num misto saboroso de tonalidades terra, como bege, castanho avermelhado, amarelo claro, melancia e chocolate, ou então toques quase sem cor de platina ou verde iridescente.

Na quarta-feira, desfilaram as coleções de Michael Kors, Anna Sui e Matthew Williamson.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca