Reuters
17/02/2003 - 10h28

Londres começa a cobrar pedágio para diminuir congestionamento

da Reuters, em Londres

Os ambiciosos planos da Prefeitura de Londres de resolver os problemas de trânsito da cidade com a implementação de um grande programa de contenção de tráfego pareceram ter começado de forma tranquila hoje.

O trânsito fluiu melhor em várias áreas nas horas de pico matinais. Parte disso se deve ao início de um feriado escolar que durará uma semana a partir de hoje.

Defendido pelo prefeito de Londres, Ken Livingstone, o programa pretende cortar em até 15% o número de veículos rodando na região central da cidade e em até 30% a ocorrência de congestionamentos. Na capital, a média de velocidade dos carros é de menos de 16 quilômetros por hora.



Os motoristas terão de pagar 5 libras (US$ 8) para dirigir na região central de Londres entre 7h e 18h30 (entre 5h e 16h30, no horário de Brasílai) durante a semana. As motos e as bicicletas estão isentas da cobrança. Espera-se que milhares de motoristas deixem seus carros em casa para não ter de pagar a taxa.

"Se nada der certo não há ninguém mais a culpar que não eu", declarou Livingstone à rádio BBC.

"O programa começou há pouco tempo e nada deu errado. Acho que pode haver problemas hoje, especialmente se houver manifestações, e nos próximos dias, mas enfrentaremos os problemas e, até a Páscoa, poderemos fazer uma avaliação", disse.

Um sistema de vigilância do tipo "Big Brother", com 800 câmeras espalhadas por 400 pontos dos 21 quilômetros quadrados do centro da cidade, registrará as placas dos cerca de 250 mil motoristas que passam pela região todo dia.

O programa já recebeu elogios e críticas.

Pequenos comerciantes o criticaram, afirmando que teriam de pagar por mais um imposto. Motoristas de táxi receberam a novidade com cautela enquanto ambientalistas o elogiaram.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca