Reuters
27/06/2001 - 16h01

Vangelis faz homenagem espacial em nova composição

da Reuters, em Atenas

O compositor grego Vangelis disse que sua composição mais recente, que celebra uma missão da Nasa à Marte, tem suas raízes no longo caso de amor que ele mantém com o espaço sideral.

"Ciência e mitologia são temas que me fascinam desde criança", disse o compositor na quarta-feira, em comunicado divulgado antes de um concerto.

Vangelis, que recebeu um Oscar pela trilha sonora do filme "Carruagens de Fogo", de 1982, vai apresentar sua nova composição, "Mythodea", pela primeira vez na quinta-feira, num sítio arqueológico em Atenas: o antigo templo de Zeus.

Trata-se de uma sinfonia para coral composta para homenagear a sonda Odyssey 2001, lançada em abril, e que vai orbitar Marte. O concerto terá como solistas as divas da ópera Jessye Norman e Kathleen Battle.

O espetáculo será acompanhado por imagens do espaço feitas pelo Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa, e a música será tocada pela Orquestra Metropolitana de Londres.

"A saga da exploração de Marte continua, agora realçada pela música de Vangelis, que capta parte do espírito da aventura", disse em comunicado à imprensa o cientista-chefe da Nasa para o Programa de Exploração de Marte, Jim Garvin.

Depois do concerto, o ministro da Educação da França, Jack Lang, vai entregar a Vangelis a medalha da Legião de Honra da Academia Francesa.

A sonda marciana Odyssey, uma nave espacial do tamanho de um carro pequeno, foi enviada para buscar água no Planeta Vermelho.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca