Reuters
12/03/2003 - 14h13

Diretor de "Chicago" começou a carreira como coreógrafo

da Reuters, em Los Angeles

O diretor e coreógrafo do musical "Chicago", Rob Marshall, começou a traçar seu caminho quando tinha 15 anos de idade e dançava em casa ao som de canções da Broadway.

"Eu já estava coreografando, mesmo naquela época", disse. "Para isso, gastei totalmente o tapete da sala e quebrei algumas mesinhas."

Hoje, aos 42 anos, a versão que Marshall criou para o cinema do musical que estreou no palco em 1975, com coreografia inicial do lendário Bob Fosse, é o favorito ao Oscar de melhor filme, o prêmio mais importante de Hollywood, e Marshall já deixou de quebrar móveis há muito tempo.

Mas ele ainda corre atrás dos ícones dos musicais americanos, como Fosse e Jerome Robbins, e ainda tenta ampliar as fronteiras da dança.

"Toda minha carreira tem sido isso. Já fiz vários remakes", ele contou.

Para escapar dos fantasmas de musicais passados, Marshall contou que costuma repensar por completo as danças que já foram coreografadas antes, criando idéias novas e forjando seu estilo próprio.

"Gosto de abordar os números de dança de um ângulo totalmente diferente, para não ser obrigado a seguir o mesmo caminho dos gênios que me precederam. Além disso, procuro injetar mais personalidade e história nas danças", contou.

Virgem

Marshall diz que é "virgem" quando se trata do cinema e da temporada do Oscar. De fato, "Chicago" é sua estréia na direção, e uma estréia altamente bem-sucedida -recebeu 13 indicações ao Oscar, mais do que qualquer outro filme este ano.

Mas ele não é exatamente novato na direção: foi responsável pelo telefilme "Annie" em 1999. Além disso, coreografou a versão para a televisão de "Cinderella", em 1997, e conta que essas experiências lhe deram confiança.

Marshall disse que, diferentemente de alguns outros diretores, os anos em que trabalhou como coreógrafo lhe deram experiência no trabalho com atores e que isso ajudou a compensar por sua falta de treinamento técnico.

Como Sam Mendes, que elogiou o trabalho de Conrad Hall em seu filme "Beleza Americana", que recebeu o Oscar de melhor filme e melhor direção em 1999, Marshall atribuiu o aspecto visual de "Chicago" ao trabalho do diretor de fotografia Dion Beebe.

"Foi uma parceria incrível", disse.
 

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