Reuters
06/04/2003 - 17h43

EUA derrubam estátua de Saddam Hussein em Kerbala

da Reuters, em Kerbala

Levou mais tempo do que o exército norte-americano esperava, mas Saddam Hussein foi derrubado neste domingo. A queda em questão foi de uma estátua de bronze de Saddam Hussein em Kerbala, cidade localizada a sudoeste da capital iraquiana.

A derrubada da estátua começou com um golpe de maçarico no tornozelo. Segundo a "Reuters", as tropas norte-americanas contaram com a ajuda da população local para derrubar a estátua do ditador iraquiano.

Quando as tropas norte-americanos chegaram no sábado a Kerbala _cidade sagrada para os muçulmanos xiitas, muitos dos quais se opõem ao regime sunita de Saddam Hussein_, os habitantes locais pediram que a estátua do presidente iraquiano fosse derrubada, disseram os soldados norte-americanos.

As tropas britânicas já destruíram uma estátua de Saddam na cidade de Basra, segunda maior do país. As forças de coalizão têm destruído retratos do presidente por onde passam.

Os soldados norte-americanos concordaram em ajudar a derrubada da estátua _que representava o líder iraquiano em uniforme militar, com a mão direita levantada_ no domingo à tarde.

Foi usado um maçarico na altura das pernas para facilitar a operação.

Como o Saddam de verdade, a imitação de bronze foi mais resistente do que o esperado. Somente depois de uma hora de uso do maçarico a estátua começou a parecer mais vulnerável.

Algumas pessoas aplaudiram quando a estátua caiu e muitas começaram a bater na representação de bronze com seus sapatos e com qualquer coisa que pudessem pegar.

"Levou um pouco mais de tempo do que esperávamos, mas no final ele veio abaixo", disse o soldador que usou o maçarico, Gerry Reichardt, 23, de Honolulu, Havaí, enquanto muitas pessoas vinham parabenizá-lo pelo trabalho.

A reação da multidão foi igual à recepção das tropas norte-americanas pela população de Kerbala, um dos centros da revolta contra Saddam, brutalmente esmagada depois da Guerra do Golfo, em 1991.

Os soldados norte-americanos colocaram flores distribuídas por habitantes locais em frente à estátua.

Mas é difícil dizer se o entusiasmo de alguns milhares de cidadãos representa toda a população da cidade.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca