Reuters
08/04/2003 - 13h42

Veja lista de jornalistas mortos na guerra do Iraque

da Reuters, em Londres

Três jornalistas morreram hoje em Bagdá em dois incidentes separados envolvendo forças norte-americanas que lideram a guerra no Iraque.

O cinegrafista da Reuters Taras Protsyuk, 35, morreu quando um tanque dos Estados Unidos lançou uma bomba contra um hotel onde ele estava trabalhando.

José Couso, 37, cinegrafista do canal de TV espanhol Telecinco, ficou ferido no mesmo ataque e morreu no hospital.

Tarek Ayoub, um cinegrafista da Al Jazeera, morreu quando uma bomba caiu durante uma incursão aérea norte-americana e atingiu o escritório da estação na capital iraquiana. Um outro jornalista da rede de TV ficou ferido.

Veja abaixo a lista dos jornalistas mortos no Iraque desde o início dos ataques no dia 19 de março, às 23h35 (horário de Brasília):

- 22 de março - o cinegrafista australiano Paul Moran foi morto por um homem-bomba no norte do Iraque.

- 22 de março - Terry Lloyd, jornalista da rede de TV britânica ITN, morreu depois de um tiroteio a caminho de Basra, sul do Iraque. O Cinegrafista Fred Nerac e o tradutor Hussein Othman, que viajava com Lloyd, ainda estão desaparecidos.

- 2 de abril - Kaveh Golestan, um cinegrafista freelance da BBC, morreu ao pisar em uma mina terrestre. Ele estava fazendo imagens em Kifri.

- 3 de abril - Michael Kelly, que cobria a guerra no Iraque para a revista "Atlantic Monthly", foi morto junto com um soldado norte-americano em um acidente com o jipe em que ambos viajavam.

- 7 de abril - O alemão Christian Liebig da revista semanal "Focus" e o espanhol Julio Anguita Parrado do jornal "El Mundo" morreram em um ataque de mísseis do Iraque. Eles estavam com soldados norte-americanos na fronteira sul de Bagdá. Nesse ataque, dois soldados dos EUA também morreram.

- 8 de abril - Tarek Ayoub, produtor e correspondente da Al Jazeera, morreu em um ataque aéreo dos EUA contra Bagdá. Um outro correspondente da rede de TV ficou levemente ferido na operação norte-americana.

- 8 de abril -- O cinegrafista ucraniano da Reuters Taras Protsyuk morreu depois de uma explosão no Hotel Palestine, base de muitas equipes de jornalistas em Bagdá. José Couso, um cinegrafista do canal espanhol Telecinco feriu-se no ataque e morreu mais tarde no hospital. Três outros jornalistas da Reuters se feriram.

Além dos jornalistas mortos em ação militar, dois outros jornalistas morreram no Iraque.

- 30 de março - Gaby Rado, repórter do canal de TV britânico 4 foi encontrado morto em um hotel no norte do Iraque. Seus superiores afirmaram que sua morte não estava relacionada ao combate.

- 6 de abril - David Bloom, do canal norte-americano NBC, morreu depois de sofrer uma embolia pulmonar.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca