Reuters
23/07/2001 - 12h13

Chris Duran canta em português em novo CD

da Reuters, em São Paulo

O cantor francês Chris Duran esteve no Brasil na última semana para divulgar "Why", seu mais novo CD, no qual canta em português a música "Esmeralda".

O Brasil foi escolhido como ponto de partida da turnê promocional de "Why" e a canção que dá nome ao disco é a música de trabalho do álbum.

Duran pretende conquistar o mercado latino e norte-americano com "Why" e, quem sabe, se livrar da comparação de seu estilo com o de outros artistas pop, como Ricky Martin e Enrique Iglesias. Apesar da canção "Consuelo", de ritmo latino, Duran afirma estar mais na onda do inglês.

"Eu tenho a minha maneira de ser", disse o cantor em entrevista coletiva concedida à imprensa na última sexta-feira.

Segundo Duran, a busca pelo desprendimento material e os livros do escritor Paulo Coelho contribuíram para que "Why" fosse o disco ideal para consolidar sua carreira.

"Todos contribuíram um pouco com esse disco. Trabalhar com o Roberto Livi (produtor que já assinou discos de Roberto Carlos e Sting) foi inspirador, eu aprendi bastante com ele", disse.

Duran falou também sobre a dificuldade de gravar em português. "Foi muito engraçado. Tinha uma pessoa me corrigindo toda hora, mas acabou ficando legal".
O português de "Esmeralda" é carregado de um sotaque espanhol misturado com francês, mas os brasileiros podem se espantar com o resultado.

Duran também incluiu em "Why" uma composição própria chamada "Perfume de Mujer". Segundo ele, a musa inspiradora dessa música foi uma ex-namorada norte-americana.

"Estava em um restaurante, quando vi uma mulher maravilhosa. Na rua passava um homem vendendo flores. Ela foi até ele e comprou 30 rosas vermelhas. Depois, veio até mim e jogou todas as pétalas como uma cascata. Uma das pétalas ficou presa nos meus lábios e ela me beijou", contou Duran, garantindo que essa história toda é a mais pura realidade.

Além de todas as fantasias que rodeiam o álbum, o cantor afirma que o aprendizado da música clássica o ajudou no decorrer da gravação.

"(A música clássica) me ajudou a desenvolver um lado crítico e musical muito forte", disse o cantor, que afirma ter influências de U2, Pink Floyd, Gilberto Gil, Djavan, Caetano Veloso e Roberto Carlos.

A gravadora BMG aposta que "Why" venderá pelo menos 100 mil cópias e para cada um dos países da turnê promocional (que inclui Argentina e México), uma música será composta por Duran para agradar aos públicos específicos de cada cultura e língua.

Sobre seu romance com a apresentadora de TV Sabrina Parlatore, Duran garante que o relacionamento entre os dois acabou. "Não tenho tempo para namoros, minha única namorada no momento é o meu público".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca