Reuters
03/08/2001 - 07h08

Vídeo mostra confusão antes de derrubada de avião no Peru

da Reuters, em Washington

Um vídeo preto-e-branco feito em um avião da CIA (agência de inteligência dos EUA) divulgado ontem mostrou o momento exato da confusão que resultou na derrubada de um pequeno avião com missionários dos Estados Unidos, no Peru, ocorrido em 20 de abril.

A gravação foi feita durante um vôo rotineiro de vigilância de uma região florestal peruana e mostra a visão do avião da CIA. Os ocupantes da aeronave podem ser ouvidos, mas não vistos na fita.

No vídeo, a tripulação da CIA e um oficial da Força Aérea peruana abordo de um Cessna Citation 2 discutem sobre a possibilidade de um avião que estavam seguindo -a aeronave dos missionários- estar sendo usada para o tráfico de drogas.

Depois de uma aparente mistura de sinais, comunicação perdida, frequências equivocadas e uma confusão entre conversas em inglês e espanhol, um jato militar A-37 do Peru derrubou o avião de missionários.

A norte-americana Veronica Bowers e seu bebê Charity morreram no incidente. O marido, Jim Bowers, o filho de seis anos, Cory, e o piloto, Kevin Donaldson, sobreviveram.

Mesmo após o ataque, mostrou a fita, a tripulação do Cessna, que sobrevoou a área onde caiu o avião com os missionários, não sabia dizer com certeza se ele estava transportando drogas.

Um dos norte-americanos ouvidos do Cessna pode ser ouvido na fita afirmando que esperava que os tripulantes do avião derrubado não tivessem armas.

Antes de dispararem contra o avião de missionários, os ocupantes do Cessna fizeram um alerta dizendo que "eronave não identificada, você fora interceptada por um jato da Força Aérea peruana por não ter um plano de vôo autorizado".

"Dirija-se para a mais próxima base aérea, se você não obedecer, vamos prosseguir e derrubar você", diz o norte-americano abordo da aeronave da CIA.

O avião dos missionários não respondeu ao alerta.

Quando o piloto do jato peruano pede autorização para executar a "fase 3", que seria a derrubada da aeronave suspeita, o piloto norte-americano no Cessna diz para o oficial peruano abordo: "Esse homem não se encaixa no perfil".

Após essa confusão, o norte-americano é ouvido gritando para o peruano abordo do Cessna: "Diga para ele parar. Não, não atire! Diga para ele parar", querendo dizer para interromper a operação.

Depois das frases do piloto, a gravação feita no Cessna mostra a aeronave suspeita caindo, deixando um rastro de fumaça e mergulhando em um rio.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca