Reuters
03/08/2001 - 17h28

Salsichas gigantes invadem Brasil em livro de Arnaldo Jabor

da Reuters, em São Paulo

Um saudosismo ferrenho e um pessimismo sarcástico quanto aos rumos do mundo e, claro, do Brasil. Pode-se condensar assim o sentimento por trás dos 66 artigos publicados em "A Invasão das Salsichas Gigantes" (ed. Objetiva, 248 págs.), do cineasta e articulista Arnaldo Jabor.

Das hilariantes aventuras de Jabor com seus mestres sexuais - o pipoqueiro Bené e seu companheiro deficiente Alfredinho - à crítica ferrenha e bem-humorada da sociedade brasileira e norte-americana, Jabor traça um panorama saudosista de sua infância no Rio de Janeiro nos anos 50, quando tudo no sexo era proibido, e do "conspirador" Cinema Novo, rascunhado em um boteco de Botafogo.

Porém, quando compara o hoje com o ontem, Jabor recai desgostoso sobre a "bundalização" da mulher brasileira, mostra-se desolado diante da internet e sarcástico sobre os rumos ditados pelos EUA para a economia mundial.

Polêmico, Jabor provoca a ira dos leitores com afirmações como "nós queremos ser doces inutilidades de consumo", em uma "entrevista inteligente com uma loura burra", e também causa revolta com as reviravoltas da corrupção nacional.

Assim como seus comentários políticos para o Jornal da Globo, Jabor usa um texto ágil e por vezes exagerado para fazer uma caricatura dos problemas do país envolto com crises econômicas externas e internas.

O livro não tem uma organização clara sobre os temas dos artigos. Jabor começa com a série de textos sobre sua infância com Bené e Alfredinho para logo em seguida cair numa crônica sobre uma rede de corrupção envolvendo nomes como Paulo Maluf, Jair Coelho (o "rei das quentinhas"), dossiê Caribe e o senador cassado Luiz Estevão.

Como disse em uma entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", "o meu critério de seleção é a qualidade. Escolho aqueles que julgo os mais bem escritos, mais estruturados", afirmou sobre os textos usados em seu livro.

"A Invasão das Salsichas Gigantes" reúne os melhores artigos publicados por Jabor entre 1997 e 2000 em grandes jornais brasileiros.

Antes de "Salsichas", Jabor publicou "Os Canibais Estão na Sala de Jantar" (1993), "Brasil na Cabeça" (1994) e "Sanduíches de Realidade (1997), todos com artigos e crônicas publicadas em jornais do país. Entre seus filmes estão "Pindorama" (1971) e "Toda a Nudez Será Castigada" (1972). Sua última produção foi "Carnaval", exibida em (1990).
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca