Reuters
16/08/2001 - 15h10

"Memórias Póstumas" é fiel a Machado de Assis, mas sem excessos

da Reuters, em São Paulo

Grande vencedor do 29º Festival de Gramado, de onde saiu com cinco Kikitos (melhor filme para o júri e crítica, direção, roteiro e atriz coadjuvante para Sonia Braga), "Memórias Póstumas" enfrenta a partir desta sexta-feira o julgamento dos espectadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Recife e Salvador.

O filme de André Klotzel, que chega com 40 cópias, já havia sido apresentado na mostra Panorama, do Festival de Berlim deste ano, e está incluído no Latin Beat 2001, o festival de cinema latino organizado pelo Lincoln Center, em Nova York, que vai até o dia 15 de setembro. A produção desembarca nos Estados Unidos embalada por crítica favorável do "New York Times".

Com locações em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Coimbra, em Portugal, o filme de Klotzel é uma adaptação fiel, mas sem reverência excessiva, do clássico de Machado de Assis, "Memórias Póstumas de Brás Cubas", que já havia sido filmado, em 1985, por Júlio Bressane de uma forma completamente anárquica, muito distante da obra atual. O roteiro é do próprio Klotzel e os diálogos, do escritor e roteirista José Roberto Torero.

Brás Cubas (Reginaldo Faria, na velhice, e Petrônio Gontijo, na juventude), um advogado "bon-vivant" na corte no final do século 19, relembra bons momentos de sua vida, no dia em que os amigos estão velando o seu corpo.

Ele está morto e seu espírito, de forma debochada e cínica, se dirige à platéia e a prepara para alguns fatos que passará a contar: sua alegre infância, os estudos em Portugal e a volta ao Rio de Janeiro e o envolvimento com belas mulheres.

Sua maior paixão é Vírgilia (Viétia Rocha), que esperava desposar, mas que acaba se casando com Lobo Neves (Otávio Müller), um jovem mais ambicioso que se elege deputado.

Mas Brás, persistente, consegue despertar a atenção da jovem e inicia um romance secreto. O deputado, que tem o advogado como um fiel amigo, não desconfia de que sua mulher passa longas horas numa casa nos arredores da cidade na companhia de Brás.

O romance sofrerá com o a inconstância do próprio Brás Cubas, que não consegue se fixar em uma única mulher e acaba perdendo todas as esperanças de encerrar o celibato, enquanto o tempo passa e a vida vai tomando outros rumos até chegar ao dia de sua morte.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca