Reuters
06/09/2001 - 23h09

Sede do MAC em São Paulo ganha projeto de arquiteto suíço

da Reuters

O MAC (Museu de Arte Contemporânea) de São Paulo terá o projeto de sua nova sede assinado pelo arquiteto suíço Bernard Tschumi, que ganhou um concurso para erguer o novo edifício num terreno de 10 mil metros quadrados na Água Branca, zona oeste da cidade.

No local funcionava uma antiga fábrica das Indústrias Matarazzo. Com o novo prédio, o museu poderá acolher as 8.000 obras de seu acervo, considerado um dos mais expressivos da arte sul-americana do século 20, informou a assessoria da Associação dos Amigos do MAC, que organizou o concurso.

Atualmente, a maior parte desse acervo fica escondida do grande público. A sede atual, localizada no campus da Universidade de São Paulo, tem apenas 1.200 metros e comporta a exibição de menos de 200 obras por vez.

Com o novo projeto, o museu terá cerca de 7.000 metros quadrados de área para exposições e poderá exibir, além do acervo permanente, exposições itinerantes e abrigar oficinas culturais e outras atividades de lazer.

Além do suíço Tschumi, concorreram com projetos os arquitetos brasileiros Paulo Mendes da Rocha e Eduardo de Almeida, além do japonês Arata Isozaki.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca