Reuters
26/09/2001 - 13h42

EUA advertem sobre terrorismo com armas de destruição em massa

da Reuters, em Bruxelas

Os Estados Unidos advertiram hoje seus aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre a possibilidade de ataques terroristas serem realizados com armas de destruição em massa porque os países que patrocinam o terrorismo desenvolvem esse tipo de armamento.

O vice-secretário da Defesa dos EUA, Paul Wolfowitz, afirmou aos ministros da Defesa dos países-membros da Otan sobre uma "alarmante coincidência entre os Estados que dão abrigo a terroristas internacionais e aqueles que possuem programas de desenvolvimento de armas de destruição em massa", relatou uma autoridade norte-americana.

"Isso levanta a possibilidade de um potencial acesso das redes internacionais de terroristas a esse tipo de arma e também cria potencialmente um problema, no sentido de lidar com esses Estados que dão abrigo a terroristas internacionais", afirmou a repórteres.

A autoridade norte-americana não nomeou nenhum país em especial, mas os EUA já incluíram Irã, Iraque, Síria e Líbia entre os Estados que, segundo acusa, patrocinam o terrorismo. A liderança norte-americana também acredita que esses países tenham programas de desenvolvimento de armas nucleares, biológicas e químicas.

Os ministros da Otan elogiaram os EUA por ter optado por responder aos ataques do dia 11 com a formação de uma coalizão ampla e de longo prazo, ao invés de realizar uma ação militar precipitada, informou uma autoridade da aliança ocidental.

Essa autoridade afirmou ainda que Wolfowitz não fez nenhum pedido específico para os outros 18 países-membros da Otan e ressaltou que a opção militar era apenas uma pequena parte do amplo plano de combate ao terrorismo acalentado pelo presidente dos EUA, George W. Bush.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca