Reuters
09/10/2001 - 18h37

Programa anti-Aids brasileiro será debatido em Harvard

da Reuters, em Brasília

O programa brasileiro de combate à Aids será tema de uma conferência internacional de saúde na Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas instituições americanas, informou hoje a Coordenação de DST e Aids do Ministério da Saúde.

Segundo o material distribuído pela universidade, a intenção da conferência é discutir o programa e as dificuldades enfrentadas pelo Brasil para estabelecer a possibilidade do projeto ser uma alternativa para países mais pobres.

"Examinando o esforço de um país para garantir o acesso gratuito e universal aos medicamentos, poderemos criar um fórum para descobrir novas estratégias de luta contra a Aids na América Latina, no Caribe, na África e na América do Norte", afirma o material.

O governo brasileiro encarou a conferência como um reconhecimento da comunidade científica à eficácia do programa do Brasil.

Os organizadores elogiaram ainda os resultados obtidos pelo país no combate à Aids, lembrando a redução que houve na incidência de doenças oportunistas -que afetam os que vivem com Aids- nos últimos cinco anos, desde que o coquetel de medicamentos anti-retrovirais começou a ser distribuído.

A conferência será nos dias 13 e 14 deste mês, e deverão participar o ministro da Saúde, José Serra, e o coordenador de DST e Aids, Paulo Roberto Teixeira, além do ministro da Saúde de Zâmbia e representantes de países africanos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca