Reuters
24/10/2001 - 21h47

Laura Pausini lança coletânea com participação de Gilberto Gil

da Reuters

A cantora italiana Laura Pausini está no Brasil para lançar seu mais novo disco, "The Best Of Laura Pausini".

Ela fará apresentações no Credicard Hall, em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de outubro, quando deverá exibir os principais sucessos de sua carreira além de músicas inéditas que chegaram a contar com a participação de Gilberto Gil.

Depois de vender cerca de 16 milhões de cópias e nove anos de carreira, Pausini decidiu produzir sua primeira coletânea, que inclui, entre outros hits, as músicas "La Solitudine" e "Strani Amore". O destaque do novo disco é o dueto com Gil na faixa "Seamisai".

"Sempre fui fã do Gilberto. Mas tenho uma relação estranha com meus ídolos. A maioria eu não quero conhecer pessoalmente, para não mudar a imagem que tenho deles", disse Pausini em coletiva de imprensa hoje.

"Mas com o Gilberto foi diferente. Quando eu pensei em cantar com ele, foi como um sonho. Fiquei tão nervosa que liguei para Flora (Gil, esposa do músico) e pedi para ela me ajudar", contou a cantora, emocionada.

O encontro para esse dueto aconteceu durante a turnê conjunta de Gil e Milton Nascimento pela Europa, no começo deste ano.

Depois de um contato telefônico, Pausini aproveitou a passagem de Gil por Milão e o levou para o estúdio. Em questão de horas, Gil compôs a versão em português da letra e, revezando com Laura na interpretação, gravou a música.

"Fiz questão para que o dueto fosse feito pessoalmente. Porque é uma coisa de sentimento, é uma música tocante. Não é como esses duetos onde um grava num canto e a outra pessoa do outro lado do planeta, somente para vender discos. O que eu e Gilberto fizemos foi com paixão, foi uma coisa verdadeira", afirmou a artista.

Amadurecimento

O disco traz outras duas faixas inéditas, "E Ritorno da Te" e "Una Storia Che Vale", compostas especialmente para o álbum. A compilação, segundo Pausini, é o marco zero de uma nova carreira que ela diz estar mais madura.

"Eu amadureci muito nesses nove anos. Não apenas musicalmente, mas na minha vida pessoal também. Tudo que eu aprendi foi na estrada e em quartos de hotéis", disse a cantora, revelada mundialmente no festival italiano de San Remo, em 1993, com apenas 18 anos de idade.

Preocupada em explicitar o seu amadurecimento, Pausini fez questão de apresentar novos arranjos de seus primeiros sucessos.

"A minha voz era de adolescente. Ia ser um contraste grande comparar as primeiras gravações com as de agora. Por isso, foi necessário regravar os primeiros sucessos, para que o disco ficasse linear e homogêneo", explicou.

"La Solitudine", seu maior sucesso -no Brasil chegou a receber uma versão na voz de Renato Russo- ganhou uma roupagem mais "chique", acompanhada apenas instrumentos de corda, como violino.

E com a crescente aceitação de artistas de línguas latinas pelo mercado norte-americano, Laura Pausini está preparando seu primeiro disco cantado em inglês e que deverá ser lançado em abril de 2002.

"Esse é um projeto que estou fazendo com muito carinho. Já está em fase de produção. Ainda não posso antecipar nada, mas são canções de grandes compositores norte-americanos que, com certeza, vão agradar", contou Pausini, cuja viagem para Los Angeles, onde ela pretende acompanhar a gravação do álbum, está marcada para dentro de alguns dias.

Além desse projeto, a cantora antecipou que tem planos mais ousados. "Quero ter um programa de televisão, com entrevistas, clipes e shows. E também, talvez daqui uns três anos, quero ser mãe e construir uma família."

Pausini afirmou ainda que os shows em solo brasileiro darão um pouquinho da Itália ao público.

"É um espetáculo tipicamente italiano. Canto em italiano, os músicos que me acompanham são italianos, o cenário tem toques italianos. As minhas roupas foram desenhadas por Georgio Armani", contou Pausini. "É um espetáculo bonito e emocionante."

E os brasileiros poderão ter uma surpresa -e não será uma versão do clássico "Garota de Ipanema", tão reproduzido por artistas estrangeiros.

"A música ("Garota de Ipanema") é linda, mas está muito batida. Todo mundo só canta essa música. Vou fazer uma surpresa. Só não posso dizer o quê, ou não será mais surpresa."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca