Folha Online sinapse  
29/04/2003 - 03h16

Veja a resolução do teste sobre Graciliano Ramos

BEATRIZ RESENDE
especial para a Folha de S.Paulo

Veja abaixo as explicações das respostas do teste sobre Graciliano Ramos, publicado na edição de abril de 2003 do Folha Sinapse. Para fazer o teste, clique aqui.

1. D) Graciliano nasceu em Quebrângulo (AL) em 27 de outubro de 1892. Fez uma literatura mais preocupada com as relações humanas do que propriamente com o ambiente em que aconteciam.

2. A) Nelson Pereira realizou o grande filme de sua carreira com "Vidas Secas" (1963). O filme tornou-se emblemático como representação das desigualdades do país. Após o golpe militar de 1964, representou o pensamento de esquerda e de resistência.

3. C) O personagem comovente é a cachorra Baleia.

4. C) Quase às vésperas do golpe que dá início ao Estado Novo, acirrou-se a perseguição aos comunistas. Após a Intentona Comunista de novembro de 1935, houve uma onda de prisões de simpatizantes do Partido Comunista e de opositores de Getúlio Vargas.

5. D) "S. Bernardo" relata o processo de delírio causado pelo ciúme em um casamento frio ente duas pessoas muito diferentes. O conflito conjugal desenrola-se tragicamente dentro de um quadro de conflitos sociais e políticos que sacodem o país.

6. C) Aí está uma das genialidades do autor. O personagem principal e narrador, com quem o leitor deveria se identificar, é tudo que a visão de mundo de Graciliano recusa.

7. B) Sem metáforas, os ditos do homem do campo e a riqueza da fala local tornam a obra antecipadora da literatura que terá em Guimarães Rosa seu grande momento.

8. A) Preocupado sempre com a liberdade, com a democracia e com os direitos dos homens, Graciliano recusou, porém, qualquer forma de dirigismo político que interferisse na arte.

9. C) Ricardo Ramos destacou-se, sobretudo, como contista. Escreveu também uma biografia sobre o pai, "Graciliano: Retrato Fragmentado" (Siciliano, 1992).

10. D) Machado de Assis. Já Lima Barreto, funcionário público a vida toda, queixava-se da interferência do trabalho na criação.

Leia mais
  • Teste: O que você sabe de "Memórias" e seu autor?
  • Inédito: A construção da escrita em Graciliano
  • Leia novo pósfácio de "S. Bernardo"

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).