São Paulo, domingo, 28 de maio de 2000
 

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Saúde interessa metade
dos internautas


Grávida do seu primeiro filho, a professora Cristina Bauerdi, 33, buscou na Internet a resposta para as inúmeras dúvidas que foram aparecendo. "Eu tinha medo de não identificar o motivo do choro do bebê, de não estar alimentando-o direito", lembra.
Consultando sites, trocando idéias on line com outras mães e ouvindo especialistas na rede, Cristina se sentiu mais segura para lidar com a maternidade.
"Agora, todas as dúvidas que tenho em relação à saúde da minha família, tento esclarecer na rede", diz a professora, que faz uma dieta monitorada pela Internet para voltar ao seu peso ideal.
O número de sites sobre saúde não pára de crescer. Em uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Jupiter Communications (jup.com), metade dos entrevistados declarou entrar na rede em busca de informações sobre qualidade de vida (veja ao lado).
As vantagens do acesso às informações que antes só eram esclarecidas no consultório estão contribuindo para o sucesso dos sites e portais. Dúvidas, informações sobre doenças e até segundas opiniões sobre diagnósticos podem ser feitos com o auxílio do e-mail ou dos comunicadores instantâneos.
Preocupado com a qualidade dessas informações, o Conselho Federal de Medicina (www.cfm.org) está desenvolvendo um parecer sobre sites de saúde, que deve ter como pontos mais polêmicos os diagnósticos on line e os riscos da auto-medicação. "O Conselho não reconhece as consultas feitas pela Internet. O paciente pode buscar informações, mas o atendimento pela rede é visto como uma consulta pelo telefone, que impõe vários riscos", alerta o órgão.
Para os internautas, é importante tentar verificar a confiabilidade de cada página e nunca tomar um remédio ou abandonar um tratamento em função de uma visita à Internet. Na imensidão da rede, guiar-se por instituições e profissionais renomados é sempre útil.
(Giedre Moura)



Texto Anterior: Busca
Próximo Texto: Interesse geral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.