Entenda a pesquisa
A edição 2001 da pesquisa Top of Mind ouviu 5.525 brasileiros de 16 anos ou mais. A pesquisa, feita em todo país, foi a campo entre 3 e 6 de setembro.
Ao todo, foi avaliado o grau de lembrança da população sobre as marcas de 26 segmentos de negócios, além do "Top do Top", que é a marca mais lembrada, independentemente de categoria. A pesquisa é realizada pelo Datafolha desde 1991.
Para evitar que os entrevistados sejam submetidos a uma bateria muito longa de questões, a amostra foi dividida em duas partes distintas, mas equivalentes. Apenas a questão relacionada ao "Top do Top" ("Diga a primeira marca que lhe vem à cabeça de algum produto e serviço") foi aplicada às duas amostras.
As respostas são espontâneas -nenhuma lista de marcas é apresentada aos entrevistados. A lembrança espontânea implica um grau mais forte de ligação da marca com sua categoria do que o simples reconhecimento, já que uma pessoa pode ter um recall de muito mais itens se ouvir o nome de alguns deles do que se for solicitada a mencionar apenas os quais se recorda.
A pesquisa por categoria é dividida em duas questões: a primeira marca que vem à cabeça do entrevistado, e as demais marcas das quais os entrevistados têm lembrança naquele segmento específico. As respostas a essa segunda pergunta são computadas no que se chama de "awareness" da marca e esse critério é usado no desempate.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%. Em outras palavras, se a pesquisa for repetida cem vezes, em 95 os resultados estarão dentro da margem de erro prevista. (JRT)
|