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Rogério Cassimiro/Folha Imagem
Cervejas Ricardo Lacerda, da F/Nazca, e equipe de marketing da Antarctica recebem prêmio no Tom Brasil

CERVEJAS
Brahma e Antarctica dividem o primeiro lugar

GUILHERME WERNECK
Da Reportagem Local

Na categoria cerveja, Antarctica, Brahma e Skol aparecem empatadas em primeiro lugar, com 30%, 27% e 26%, respectivamente. Utilizada a awareness como critério de desempate, o primeiro lugar passa a ser dividido por Brahma (73%) e Antarctica (72%). Skol fica em segundo (61%).

Neste ano, a cerveja Antarctica ganhou visibilidade ao mudar seu rótulo e traçar uma estratégia de comunicação bastante diferente da dos anos anteriores.

"A Antarctica sempre foi uma marca forte. No ano passado redefinimos todo o marketing da cerveja e demos início a uma nova estratégia de comunicação baseada na cor azul", diz Gustavo Magalhães Fagundes, gerente de marketing de Antarctica.

"O azul é muito feliz. 45% dos consumidores preferem essa cor, enquanto as outras estão num patamar de 20%. Além disso, a Antarctica sempre foi chamada de faixa azul", lembra Fagundes.

A mudança da programação visual aconteceu em agosto deste ano. A reformulação foi dos uniformes às embalagens. Todas as embalagens primárias (latas e garrafas) e secundárias (caixas para a venda em supermercado) foram trocadas. "Isso gerou uma campanha divertida, que teve um ótimo "recall". Perguntamos aos consumidores se a cerveja Antarctica mudou ou não mudou", diz Fagundes.

Juntamente com o projeto blues, como ficou conhecida a mudança da comunicação visual, a Antarctica lançou uma nova luz sobre seu símbolo mais tradicional: o pinguim.

Os filmes publicitários para a televisão incorporaram a ave como personagem principal. Para Fagundes, isso serviu para reaproximar o consumidor da imagem. "Com essa segunda fase no ar, nossas pesquisas mostraram que os comerciais do pinguim tiveram alto impacto", diz.

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