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Rogério Cassimiro/Folha Imagem
Geladeiras Claudia Daumati, da Salles D´Arcy, Alessandro Janoni, do Datafolha, e Reginaldo Viari, da Consul, na entrega do prêmio "Top of Mind" no Tom Brasil

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Esquimó da Brastemp dá um gelo na Consul

LUCIANO GRÜDTNER BURATTO
Free-Lance para a Folha

A Consul comemorou 50 anos investindo R$ 10 milhões em marketing neste ano. Foi o maior investimento da empresa na área em sua história. Acabou em primeiro na pesquisa, com 48%.

Mas a "amiga da gente" recebeu do esquimó da Brastemp um presente gelado: a concorrente cresceu oito pontos percentuais, subindo de 22% em 99 para 30%.

Segundo Maria do Carmo Pousada, gerente-geral da Brastemp, isso se deve à compra do patrocínio das Olimpíadas, entre maio e outubro deste ano, que propiciou grande exposição da marca.

O esquimó, símbolo da empresa, voltou à cena em uma série de vinhetas veiculadas na TV e que podem ser vistas no site www.brastemp.com.br/ olimpiada/vinhetas.htm.

"Concentramos num mesmo elemento o esquimó, o esporte e o produto", afirma.

A Brastemp é a terceira marca mais lembrada no Top do Top, perdendo apenas para Omo, da Gessy Lever, e Coca-Cola.

Mas a Consul é ainda a líder de mercado. Segundo Ronaldo Pinto Flor, gerente-geral da empresa, metade dos lares no Brasil tem produtos da marca.

A empresa detém 40% do mercado de geladeiras, principalmente das de uma porta (75%). Já no segmento de duas portas, tem 25%, perdendo para a Brastemp.

Ambas as empresas pertencem à Multibrás, do grupo Brasmotor. O grupo é controlado pela americana Whirlpool, maior fabricante mundial de produtos da linha branca -como geladeiras, fogões e condicionadores de ar.

"Brastemp e Consul têm posicionamentos diferentes no mercado. Atingem públicos diferentes e, portanto, apresentam estratégias de comunicação diferentes", diz Maria do Carmo.

No ano passado, as duas empresas conferiram à Multibrás 37% de participação no mercado brasileiro de produtos da linha branca.

Fonte: Datafolha
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