Folha Online 5 Sentidos
5 sentidos
30/04/2003

Personagem: Rafael fez cirurgia com um ano e meio de idade

MARCOS CÔRTES
DA EQUIPE DE TRAINEES

Alan Marques/ Folha Imagem
Rafael, 2, exibe parte externa do aparelho de implante coclear
Rafael Barros, 2, canta, nomeia as partes do corpo, sabe as cores e conta de um a dez. Comportamento normal para a idade dele, se não fosse um detalhe: Rafael nasceu surdo, em decorrência da rubéola da mãe.

Sua história é um exemplo de como o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são importantes na recuperação de uma criança com deficiência auditiva.

Já aos cinco meses, Rafael começou a usar prótese auditiva e passou a receber acompanhamento de uma fonoaudióloga em São Luís (MA), onde nasceu. Ao completar 12 meses de uso do aparelho, Rafael fez implante coclear no Centrinho, no final de 2001. Ele foi uma das primeiras crianças de um ano a fazer esse tipo de cirurgia no SUS.

"Ver o desenvolvimento do Rafael é como acordar de um pesadelo. O importante agora é dar continuidade ao tratamento", diz a mãe, Paula Andréia, 31.

Anterior | Próximo | Índice

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).