Folha Online 5 Sentidos
5 sentidos
30/04/2003

Espera por implante coclear no SUS chega a 2 anos

MARCOS CÔRTES
DA EQUIPE DE TRAINEES

Quem tem indicação médica para fazer um implante coclear precisa de paciência se pretende fazer a cirurgia pelo SUS. No Hospital das Clínicas da USP, o tempo médio de espera é de dois anos. Já no Centrinho, de Bauru, ainda estão sendo atendidos 12 pacientes da lista do ano passado. Existem outras 30 pessoas na fila de espera, o que praticamente encerra as inscrições para 2003.

Apenas quatro hospitais públicos fizeram a cirurgia em 2002: os hospitais das clínicas da USP, Unicamp e Porto Alegre e o Centrinho. Ao todo, foram 79 implantes, a um custo de R$ 2,7 milhões para o SUS. Segundo o Ministério da Saúde, a pouca oferta existe porque o implante coclear exige alta qualificação de recursos humanos e equipamentos de ponta, algo que poucos hospitais públicos possuem.

Anterior | Próximo | Índice

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).